Pelo caminho procuravam alguém para que o ajudasse a levar a cruz, não por piedade, mas porque já não estava podendo, tinha caído e os passos eram lentos. Estavam com pressa e temiam que morresse no caminho. Levar a cruz era algo desonroso, somente os condenados a levavam, ninguém iria livremente ajudar o Senhor.
Encontraram um homem que vinha do campo, Simão, natural de Cirene, na África, pai de Alexandre e de Rufo – os dois parecem ser conhecidos de Jesus, pois são citados nominalmente. Impuseram-lhe a cruz para que a carregasse atrás de Jesus (Lc 23, 26). Assim, embora desonroso para Simão todos entendiam que a cruz pertencia ao Nazareno. Que sorte a de Simão, carregar uma carga tão preciosa! Com certeza o prêmio que recebeu foi muito grande, pois ao carregá-la pode entender o que significa estar “atrás de Jesus”.
Enquanto Simão de Cirene carregava a cruz, o Senhor sentou-se e uma mulher chamada Berenice, – alguns a identificam com a mulher hemorroísa -, vendo o rosto todo ensanguentado, aproximou-se e secou-lhe a face com um lenço; no tecido ficou impresso o rosto de Jesus, como um agradecimento pelo seu carinho. Também o Senhor imprime a sua imagem em nossas almas, quando meditamos na sua cruz e o acompanhamos em sua dor e solidão.
A história de Berenice vem de uma piedosa tradição. Dizem que o lenço era grande e tinha três dobras; para os que acreditam é realmente a verdadeira imagem de Cristo, mas não se pode provar com certeza o fato.
A mulher recebeu o nome de Verônica, que significa verdadeira imagem; vero do latim, verdadeiro e ikon do grego, imagem.
O que realmente relata o Evangelho é que o Senhor consolou algumas mulheres que choravam por Ele. Não eram as mulheres que seguiam o Senhor deste a Galiléia, eram outras bondosas mulheres de Jerusalém. Choravam movidas de compaixão pelo estado de Jesus, pois conheciam os ensinamentos e os milagres do Senhor. É bom chorar pela Paixão do Senhor, pois significa amor verdadeiro, mas mais importante é chorar pelos nossos pecados que o levaram à cruz. O Senhor alertando a desgraça que recairia sobre todos, disse: Filhas deJerusalém, não choreis sobre mim, mas chorai sobre vós mesmas e sobre vossos filhos. Porque virão dias em que se dirá: Felizes as estéreis, os ventres que não geraram e os peitos que amamentaram! Então dirão aos montes: Caí sobre nós! E aos outeiros: Cobri-nos! Porque, se eles fazem isto ao lenho verde, que acontecerá ao seco?(Lc 23, 28-31).
Continuavam a caminhar, pelo que parece Simão não levava sozinho a cruz, mas ajudava Jesus. Poderia Simão levar sozinho a cruz? Somente podemos levar a Cruz com a ajuda de Jesus, sem Cristo a cruz não tem valor.
Chegaram ao monte chamado Gólgota, local onde se executam os malfeitores. Deus é meu rei desde os tempos antigos, ele, que opera a salvação por toda a terra (Sl 73, 12).
A Paixão do Senhor, Luis de La Palma, 1624.