“A dificuldade de explicar ‘por que eu sou católico’ é que existem dez mil razões que equivalem a uma única razão: que o catolicismo é verdadeiro.” – G.K. Chesterton
A fé católica representa o sistema de idéias mais complexo, consistente e completo entre todas as filosofias concorrentes da humanidade. É uma verdadeira catedral do pensamento humano. De uma maneira real, a Igreja pensou em tudo, e isso porque ela não confia apenas na ingenuidade humana, mas na inspiração divina. Todos os outros sistemas de pensamento meramente humanos são completamente errôneos, descontroladamente contraditórios, impossíveis de se viver, ou todos eles juntos. A fé católica por si só pode fornecer a sabedoria prática, o senso comum, a teologia consistente e a filosofia completa que leva à plena felicidade humana e ao florescimento.
Mas é importante enfatizar que, apesar de toda sua bela teologia e filosofia, a fé católica não é apenas um sistema de idéias. Todas as idéias que ela gerou são meramente portas para um reino transcendente de espírito e, finalmente, para o próprio Cristo. Se perdermos isso, sentimos falta de tudo. Nenhuma filosofia, por mais gloriosa que seja, é suficiente como fim em si mesma. Ou nos leva a Cristo, que é a própria verdade, ou é perda de tempo.
E assim a prova real da verdade e realidade da fé católica não são suas universidades ou filósofos escolásticos, mas a vida dos santos. Eles testemunham uma lei superior, uma ordem superior e, finalmente, a pessoa viva de Cristo. Ardentes de um amor quase insano por Cristo, um amor que os inspirou a coisas que parecem ao mundo simplesmente loucas. Eles foram consumidos por uma visão do eterno que transcende, mas não contradiz, toda razão e racionalidade humana. Sua transformação, suas vidas, suas obras, o testemunho de seu amor – essas são as provas reais de que a fé católica é absolutamente verdadeira.
Fonte: catholicgentleman
Última atualização do artigo em 5 de dezembro de 2024 por Arsenal Católico