1. Em alto monte Jesus transfigurou-se diante de São Pedro, Tiago e João. Os mesmos que tinham que vê-Lo depois em Sua humilhação, viram-no agora em Sua glória, sendo assim confirmados na fé. Os demais apóstolos não murmuraram contra a preferência dos três. Segues este exemplo ao notares em outros mais ricos dons corporais e espirituais?
A transfiguração não se deu em centro populoso. Assim encontrarás graças maiores só quando te afastares do mundo e de seus cuidados, concentrando-te em ti e meditando sobre o estado de tua alma e as providências a tomar.
2. “E seu rosto ficou refulgente como o sol”. Este resplendor foi fraco reflexo da alma do Salvador, perceptível aos olhos corporais dos três apóstolos. Quanto deve ser a beleza de Jesus em Sua glória eterna! E este Deus quer dar-Se todo a ti! Estar com Ele, ser d’Ele, possuí-Lo, que ventura! Pela oração tua alma se transfigurará tanto mais, quanto mais íntima for a união com Deus. Se nada sentes dos benéficos efeitos da oração, não será talvez porque esta carece das qualidades necessárias?
Breves Meditações Para Todos os Dias do Ano, Frei Pedro Sinzig, OFM, Quarta Edição, 1921.
Última atualização do artigo em 1 de janeiro de 2025 por Arsenal Católico