Meu amorosíssimo Jesus, que graças Vos darei, por Vos dignardes entrar no meu peito! Recebi-Vos hoje, ó Deus imenso, dentro do meu coração; fui admitido à Vossa sagrada mesa; recebi o Vosso Corpo e Sangue. Ó céus, pasmai! Anjos, louvai ao Senhor! Quem sou eu, ó meu Deus, e quem sois Vós! É possível que o meu coração esteja feito morada Vossa, santuário Vosso, Vosso tabernáculo? Vós, o Filho da Virgem Imaculada, o Unigênito do Pai Eterno, o Senhor dos Anjos, o Rei da glória; Vós, o Deus incompreensível, Vos dignastes hoje entrar na pobre morada do meu coração. Vós que sois Criador de tudo, Senhor supremo, Deus imenso, me viestes visitar, sendo eu ingrato pecador que merecia estar no inferno! Oh! que dignação, que favor, que honra! Quem Vos soubera louvar, ó meu Deus, por tão grande benefício? Ainda que me convertesse todo em línguas, ainda que eu me desfizesse milhares de vezes em Vossos louvores, fôra pouco, fôra nada em vista deste benefício inestimável.
Louvem-Vos dignamente por mim Vossa Santíssima Humanidade, e Vossa Mãe Maria Santíssima! Louvem-Vos os Anjos do céu, os justos da terra, as criaturas todas Vos louvem!
Louvem-Vos, ó meu amado Jesus que tenho recebido, todos os nove Coros Celestes, os Anjos, Arcanjos, Principados, Virtudes, Potestades, Dominações, Tronos, Querubins, Serafins.
Louvem-Vos os Patriarcas, Profetas, Apóstolos, Evangelistas, Mártires, Confessores e Virgens! Louvai todos ao Senhor que tenho recebido, louvai-O por todos os séculos dos séculos!
Louvai, pois, Espíritos angélicos, e Bem-aventurados, Santos e Santas do paraíso, louvai ao Senhor que tenho recebido, louvai-o por todos os séculos dos séculos!
Sol, lua, astros, estrelas do firmamento, louvai ao Senhor que tenho recebido, louvai-O por todos os séculos dos séculos!
Justos e fiéis servos de Deus, louvai ao Senhor que tenho recebido, louvai-o por todos os séculos dos séculos!
Inocentes, sacerdotes, religiosos e ministros do Altíssimo, louvai ao Senhor que tenho recebido, louvai-O por todos os séculos dos séculos!
Montes, vales e oiteiros, louvai ao Senhor que tenho recebido, louvai-o por todos os séculos dos séculos!
Plantas, árvores, flores dos campos, aves do ar, peixes do mar, rios e fontes, louvai ao Senhor que tenho recebido, louvai-O por todos os séculos dos séculos!
Louva, alma minha, louva, exalta, engrandece com todas as tuas potências e afetos a teu Deus que tenho recebido, louva-o por todos os séculos dos séculos!
Santíssima Trindade, Deus sobre tudo adorável, bendito e louvado sejais por todas as criaturas, em todos os tempos, e por todos os séculos, porque haveis visitado, alimentado, enriquecido, favorecido a minha alma com a real presença do verdadeiro Corpo de meu Senhor Jesus Cristo que recebi por Vossa misericórdia. Fazei, Senhor, que esta Comunhão me sirva para aumento de graças e de virtudes, remédio preservativo e eficaz para nunca mais Vos ofender e que eu fique tão fortalecido com este divino Pão, que em toda a minha vida Vos ame, Vos sirva, Vos adore, Vos louve, e Vos seja fiel até a morte, e que ao depois perpetuamente Vos vá ver e gozar no céu. Amen.
Adoremus – Manual de Orações e Exercícios Piedosos por D. Frei Eduardo José Herberhold O.F.M, 1929.
Última atualização do artigo em 10 de março de 2025 por Arsenal Católico