Consequências do pecado

A Expulsão de Adão e Eva do Paraíso, Benjamin West, 1791, Galeria Nacional de Arte, Public Domain - Wikimedia Commons

1. A leviandade ousa dizer: “Já muitas vezes pequei, e que mal me aconteceu?” Calar-se-ia se olhasse para certos fatos. Espíritos puros, poderosos, sábios e belos tinham sido criados por Deus. Alguns rebelaram-se e logo despovoou-se o céu. Lúcifer e os que o tinham seguido, caíram do céu como um relâmpago. Santo Deus! Quanta transformação! um pecado fez de anjos, demônios; de espíritos belos, monstros de hediondez; de felizes, desesperados; de amigos do Altíssimo, condenados! Assim puniu Deus, que, entretanto, é todo amor! O que deve ser o pecado!

2. Adão e Eva eram a obra prima do artífice divino. Sua razão era esclarecida pela eterna luz, sua vontade voltada para o sol da justiça, sua carne, sujeita devidamente ao espírito; felizes, conversavam, em delicioso jardim, familiarmente com o próprio Deus… Pecaram, e apesar de nunca terem visto a consequência dum pecado, seu castigo foi tremendo. Foram expulsos do paraíso; obscureceu-se-lhes a razão, tornou-se-lhes fraca a vontade, rebelou-se a carne, conhecendo eles que estavam nus. Morte, fome, peste, guerra, discórdia, inveja, traição, tudo isso são consequências de um só pecado. Qual não deve ser a sua malícia!

Breves Meditações Para Todos os Dias do Ano, Frei Pedro Sinzig, OFM, Quarta Edição, 1921.

Última atualização do artigo em 13 de dezembro de 2024 por Arsenal Católico

Tags:

Compartilhe:

Picture of Arsenal Católico

Arsenal Católico

O Arsenal Católico é um blog dedicado à preservação e divulgação da fé católica tradicional. Aqui, você encontra orações, novenas, ladainhas, documentos da Igreja e reflexões sobre a vida dos santos e a doutrina católica. Nosso compromisso é oferecer conteúdos profundos e fiéis aos ensinamentos da Igreja, promovendo a formação e o fortalecimento da espiritualidade de cada visitante.
Encontre-nos aqui

Deixe um comentário

Relacionados