1. “Queres ficar são?” perguntou Jesus ao paralítico na piscina, o qual já estava enfermo havia trinta e oito anos. Jesus não duvidava do vivo desejo do doente, mas quis que ele confessasse seu desejo, sua fé e confiança. Também à tua alma Ele pergunta: “Queres ficar sã, queres ser santo?” Queres, no rigor da palavra, ou só o desejas sem querê-lo seriamente? Este quer, aquele quer – quanta diferença! Um consegue tudo, outro não faz nada. Uma vontade séria é o primeiro requisito para a santidade. Mostra-a, usando dos meios à tua disposição, fugindo dos perigos e vencendo-te a ti mesmo.
2. a) Jesus curou o doente, dizendo-lhe: “Levanta-te, toma o teu leito e anda”. Levanta-te! Por ti só, nada conseguirás; a graça só, também, nada valerá; ajudado, porém, por ela, e aproveitando-a, poderás tudo. Combate e vence as más inclinações e vai de virtude em virtude, como tantos outros, que não era mais fortes do que tu.
b) “Eis aí estás são: não peques mais, para que te não aconteça coisa pior“. Há, pois, maiores males do que uma doença de trinta e oito anos.
Empregas, de fato, os meios para evitar estes males piores?
Breves Meditações Para Todos os Dias do Ano, Frei Pedro Sinzig, OFM, Quarta Edição, 1921.
Última atualização do artigo em 22 de fevereiro de 2025 por Arsenal Católico