1. “Queres ficar são?” perguntou Jesus ao paralítico na piscina, o qual já estava enfermo havia trinta e oito anos. Jesus não duvidava do vivo desejo do doente, mas quis que ele confessasse seu desejo, sua fé e confiança. Também à tua alma Ele pergunta: “Queres ficar sã, queres ser santo?” Queres, no rigor da palavra, ou só o desejas sem querê-lo seriamente? Este quer, aquele quer – quanta diferença! Um consegue tudo, outro não faz nada. Uma vontade séria é o primeiro requisito para a santidade. Mostra-a, usando dos meios à tua disposição, fugindo dos perigos e vencendo-te a ti mesmo.
2. a) Jesus curou o doente, dizendo-lhe: “Levanta-te, toma o teu leito e anda”. Levanta-te! Por ti só, nada conseguirás; a graça só, também, nada valerá; ajudado, porém, por ela, e aproveitando-a, poderás tudo. Combate e vence as más inclinações e vai de virtude em virtude, como tantos outros, que não era mais fortes do que tu.
b) “Eis aí estás são: não peques mais, para que te não aconteça coisa pior“. Há, pois, maiores males do que uma doença de trinta e oito anos.
Empregas, de fato, os meios para evitar estes males piores?
Breves Meditações Para Todos os Dias do Ano, Frei Pedro Sinzig, OFM, Quarta Edição, 1921.