1 – Logo que desperteis do sono, elevai vossa alma até Deus e dizei-Lhe: Senhor, o Vosso amor e nada mais. quero viver sempre em Vós e para Vós.
2 – Ao vestir-vos podeis dizer: Senhor, revesti a minha alma das vossas virtudes.
3 – Ao despir-vos, ou quando mudeis de roupa, podeis dizer: Ah! Senhor, despi minha alma de todos os vícios, e principalmente das inclinações, que mais Vos desagradam.
4 – Antes de sairdes do vosso quarto, ou pelo menos, logo que vis for possível, ponde-vos de joelhos e dizei: Este dia talvez será o último da vida, que Deus me concede para apagar os meus pecados e merecer o Céu. Ah! Senhor, quero consagrá-lo todo à Vossa glória. De mim só nada posso fazer, mas tudo posso em Vós e conVosco. Meu Jesus, antes morrer que tornar a ofender-Vos.
5 – Ao enfeitar-vos e ao olhar ao espelho, dizei: Tanto cuidado emprego par agradar aos homens, e tão pouco para agradar a Deus, que me criou com tanto amor, e me resgatou com Seu Sangue.
6 – Ao sair de casa dizei: Santo Anjo da minha Guarda, guardai os meus olhos e todo o meu corpo e minha alma, para que me conserve fiel ao meu Deus.
7 – Ao entrar na Igreja dizei: Ó minha alma, vais entrar na casa de Deus, onde tudo deve ser pureza e santidade: longe de mim todos os pensamentos da terra, enquanto vou estar no palácio do Céu.
8 – Ao assentar-vos à mesa dizei: Pai misericordioso, ao mesmo tempo que alimentais meu corpo, alimentai também a minha alma com a Vossa graça.
9 – Quando fordes descansar dizei: Eis aqui o leito para o descanso do corpo: quando chegará esse feliz momento em que minha alma descansará no seio de Deus?
10 – Antes de fazerdes as vossas orações podeis dizer: Lembra-te, minha alma, que vais agora falar com o Rei dos reis, Senhor dos senhores: a tua atenção, pois, deverá corresponder à tua pequenez e à sua grandeza.
11 – Quando cairdes em alguma falta, qualquer que ela seja, dizei logo: Senhor, quando pequei fiz o que sou capaz de fazer; Vós agora fazei o que sois capaz de fazer, perdoando-me. Dou-Vos graças por não ter feito pior, pois de mim sou capaz de cair em culpas ainda maiores. Depois disto não penseis nessas faltas, nas quais tendes caído, senão na confissão.
12 – Poder-se-ão empregar outras aspirações semelhantes, quando estivermos ocupados com outras ações; devendo-nos lembrar sempre que tais aspirações devem ser todas de confiança e de amor. Com estes meios começa-se maravilhosamente o caminho da verdadeira santidade; nele se fazem progressos e se chega à perfeição.
Direção para Viver Cristãmente pelo Rev. Padre Quadrupani, Barnabita, 1905.
Última atualização do artigo em 9 de março de 2025 por Arsenal Católico