Tendo visto que o protestantismo, por princípio interno, favorecia e causava divisões e seitas diversíssimas no seu seio, não será inútil enumerar ao menos algumas, as principais que mormente por propaganda dos protestantes norte-americanos se instalaram no Brasil. Indicaremos, porém, só as notas comuns e mais características, porque nas particularidades muitos seguem opiniões divergentes.
Naturalmente ainda, há os primitivos protestantes, assim os luteranos entre os antigos colonos alemães e suecos, os anglicanos ou episcopalianos entre os descendentes dos ingleses como também presbiterianos ou calvinistas anglicanos. Os luteranos e episcopalianos, em geral se dedicam só aos seus adeptos sem fazerem propaganda entre os outros, o que aliás os presbiterianos sabem fazer.
BATISTAS
Desde o início os protestantes afirmavam que a salvação vem somente por um ato de Fé. Logicamente se devia concluir que o batismo das crianças não teria valor, visto que elas não são capazes de tal ato de fé. Lutero defendia energicamente o valor do batismo das crianças; mas sempre houve quem o negasse, a saber, os anabatistas tanto na Alemanha como na Holanda. Mais tarde também na Inglaterra a seita dos batistas e quase ao mesmo tempo (1639) idêntica seita nos Estados Unidos defendiam a ideia. Estes administram o batismo só na idade de 12 ou 14 anos em diante, e deixam as crianças morrer sem as batizarem. Na sua doutrina em geral, adotaram o espírito de Calvino, são predestinacianos, negam a real presença de Cristo na Eucaristia; o seu culto é simples, consiste em orações, canto, sermão e meditação; em geral são intolerantes contra a Igreja Católica, e incansáveis na sua propaganda. No mundo há cerca de 12 milhões de batistas divididos em diversas seitas e grupos.
QUAKERS (QUECOS)
Contra o laximo e a estagnação da igreja protestante surgiram, mormente na Inglaterra, diversos movimentos sérios de homens bem intencionados. Assim Jorge Fox, fundador dos quecos, em 1649 se levantou contra a vida mundana do seu tempo, sem respeito humano exortava a todos a uma vida morigerada, e conseguiu tirar muitos das garras do vício. Os quakers se dize, diretamente iluminados por uma luz interna a respeito das verdades religiosas, negam portanto, também um magistério tanto como o sacerdócio; não conhecem nem batismo nem Eucaristia. Entre si, chamam-se amigos. Proíbem aos adeptos o juramento, o serviço militar e as diversões mundanas. Há só poucos ainda (cerca de 150.000) nos Estados Unidos.
METODISTAS
No início do século XVIII João Wesley, presbítero anglicano, tornou-se fundador dos metodistas, assim chamados por causa da organização muito metódica que o fundador deu ao seu movimento. No seu credo, os metodistas se dividem em diversos grupos independentes e provam assim que apesar de boa vontade e idealismo que mostram, a leitura da Bíblia não lhes pode dar a certeza da Fé. Em geral seguem a doutrina da igreja anglicana, a respeito da Eucaristia negam a presença real de Cristo como Calvino. Há mais que 11 milhões de metodistas batizados, pois não batizam as crianças.
EXÉRCITO DA SALVAÇÃO
Conhecido no nosso meio é também o Exército de Salvação., cujo fundador foi Guilherme Booth em Nottingham na Inglaterra. Antes era metodista, mas desde 1861 pregava nas ruas, praças públicas e salões das cidades da Inglaterra, principalmente de Londres. Ajudado por sua mulher que por seu idealismo inquebrantável lhe sabia sempre inspirar coragem, não desanimou em vista das muitas dificuldades: conseguiu a conversão de muitos que se tornaram outros tantos pregadores para tirar mais outros da lama do vício. O movimento recebeu uma organização quase militar. Booth mesmo morreu em 1912 na idade avançada de 84 anos. Foi pessoa de grandes ideias e de espírito de sacrifício e confiança em Deus. Infelizmente não conheceu quase nada da Igreja Católica, na qual teria sido outro Francisco de Assis. O Exército da Salvação não se ocupa muito com a doutrina e pretende servir a todos sem distinção do credo; nega todos os sacramentos e quer dedicar-se à caridade e a uma vida praticamente cristã com ideias pelagianas. Num mundo de materialismo e indiferentismo religioso prega corajosamente a divindade de Cristo, a existência do inferno, e, contra o princípio protestante, dá maior valor às obras boas, reconhece também a importância e necessidade de uma autoridade e de uma igreja visível.
MORMÕES (MORMONS)
Os Mormões não merecem o nome de cristãos, pois fora da leitura da Bíblia quase nada têm de comum coma religião cristã; são politeístas, pois, segundo eles, Deus se encarna nos homens.
ADVENTISTAS
William Miller, lendo muito a Bíblia, marcou a chegada ou o advento de Cristo em 22 de Março de 1844, e depois em 22 de Outubro do mesmo ano. Teve muitos aderentes entre os batistas, que sao chamados adventistas. Mais tarde a mulher Ellen White, tida geralmente por profetiza, modificou a doutrina e desde então se observa o sétimo dia da semana, o sábado; por isso chamam-se adventistas do sétimo dia, ou sabatistas. Hoje há ainda mais que meio milhão deles. Julgam que antes do último juízo Jesus Cristo reinará 1000 anos com 14.400 adventistas; observam em muitas coisas a lei do Antigo Testamento, no resto são mais ou menos protestantes e mostram grande fanatismo contra a Igreja Católica.
RUSSELISTAS
Ultimamente Russel e seu sucessor Rutherford fundaram outra seita com ideias adventistas, que têm diversos nomes; por exemplo, Estudantes da Bíblia, Testemunhas de Jeová. Explicam a Bíblia à toa, como lhes agrada, e sem dúvida junto com os mormões se acham no grau ínfimo das seitas protestantes, pois negam a espiritualidade de Deus, o mistério da SS. Trindade, a divindade de Cristo e do Espírito Santo, a imoralidade natural da alma, os sacramentos; combatem em geral tanto os outros protestantes, como a Igreja católica, e em vez de caridade e união pregam ódio e discórdia. Em folhetos e jornais, em rádios e cinemas sabem fazer grande propaganda, quase sempre bem encoberta.
PENTECOSTAIS
Há ainda uma seita de pentecostais. Estes, julgam que o Espírito Santo se manifesta aos fiéis debaixo de sinais extraordinários como no dia de Pentecostes. Por auto-sugestão e sugestão das massas procuram provocar tais sinais. Provam, de sobra, até que ponto resvala o homem quando nãos e deixa mais dirigir pela razão natural nem possui um critério certo de verdade numa autoridade doutrinária.
Eis algumas notas características das principais seitas protestantes. As suas inúmeras divisões recomendam indubitavelmente a Igreja católica como a verdadeira Igreja de Cristo porque ela é uma na sua doutrina desde os dias de Cristo até hoje, o que aliás não quer dizer que hoje a doutrina de Cristo não seja melhor compreendida e explanada por nós e pelo magistério da Igreja do que nos primeiros séculos; mas, na sua substância, ainda é a mesma e será sempre a mesma até o fim do mundo, quando tornará a aparecer Jesus Cristo, seu fundador, e com Ele veremos ainda mais perfeitamente a verdade no seu esplendor eterno.
Hereges e Heresias, Frei Mariano Diexhans O.F.M., 1ª Edição, 1946.