Sagrada Família por Bartolomé Esteban Murillo [croped], entre 1675 e 1682 - Public Domain, Wikipedia

1. O Evangelho diz que Jesus era obediente a seus pais. Criança, obedecia e ajudava em casa. Assistiu a São José, em sua morte. Assumiu a manutenção de Maria. E na Cruz ainda se lembrou de entregá-la aos cuidados de São João. Jesus é o mais perfeito modelo de filho. No entanto, como Filho de Deus, Ele era infinitamente superior a Nossa Senhora, e sabia que São José era seu pai de criação apenas. Obedecia-lhes porque os pais são representantes de Deus.

Por isso é que todo filho tem o dever de “honrar pai e mãe”, quer dizer: amar, respeitar, obedecer e ajudar aos pais.

2. Devemos amar a nossos pais, porque deles recebemos a vida, damos-lhes muitos trabalhos e preocupações, e porque eles nos amam. Procuremos dar-lhes prazer, fazendo o que eles querem e evitando o que lhes desagrada.

Devemos respeitá-los, tratando-os com bons modos, lembrando-nos de que eles nos são superiores.

Devemos obedecer-lhes, porque eles têm sobre nós a autoridade de Deus. O bom filho obedece imediatamente, sem se queixar e fazendo tudo o que lhe foi ordenado. Só não devemos obedecer aos pais quando eles mandam coisas contrárias à Lei de Deus.

Devemos ajudá-los nas necessidades espirituais e materiais. O bom filho ajuda a seus pais, auxiliando-os materialmente (quando é necessário), confortando-os nos sofrimentos, procurando que eles sejam bons católicos, rezando por eles em vida e depois da morte.

3. Não faltam bênçãos de Deus para os bons filhos. José, obediente e carinhoso para com seu velho pai, foi maltratado e vendido pelos irmãos. Mas Deus o protegeu e ele chegou a ser vice-rei do Egito.

4. Os maus filhos são sempre castigados. Absalão revoltou-se contra seu pai Davi, para tomar-lhe o reino. Derrotado o seu exército, ele fugiu, ficando dependurado pelos cabelos num galho de árvore. E uma lança inimiga lhe atravessou o coração.

QUESTIONÁRIO

1. Como se portava Jesus com seus pais?

2. Era Jesus superior a Maria?

3. Era São José verdadeiro pai?

4. Por que então lhes obedecia?

5. Que quer dizer “honrar pai e mãe”?

6. Por que devemos amar a nossos pais?

7. Como o faremos?

8. Por que devemos obedecer-lhes?

9. Quando temos o dever de não obedecer?

10. Como devemos ajudar a nossos pais?

11. Dê o exemplo de um bom filho.

12. E de um mau filho.

EXERCÍCIOS

I. O pai de Maria morreu sem sacramentos. Que devia ter feito Maria para evitar isto?

II. A mãe de Cecília se diz católica, mas não vai à Missa. Que deve fazer Cecilia?

III. A mãe de Estêvão e Cristina está freqüentando o espiritismo e proibiu que eles fossem à Missa de domingo. Cristina obedeceu, mas Estêvão foi à Missa.

Quem agiu certo?

Por quê?

IV. Se nos seus irmãos ou colegas há um desobediente e malcriado, que vai fazer por ele?

V. Na Missa, eu posso rezar por meus pais, vivos ou mortos. Em que parte da Missa?

PARA VOCÊ DECORAR

Que nos manda o 4.° Mandamento?

O 4.° Mandamento nos manda respeitar pai e mãe, obedecer-lhes em tudo que não for pecado, socorrê-los em suas necessidades espirituais e temporais.

Meu Catecismo, Volume IV, Monsenhor Álvaro Negromonte, 1956.

Última atualização do artigo em 13 de março de 2025 por Arsenal Católico

Compartilhe:

Picture of Arsenal Católico

Arsenal Católico

O Arsenal Católico é um blog dedicado à preservação e divulgação da tradição católica, abordando tudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui, você encontra orações católicas, novenas, ladainhas, documentos da Igreja e reflexões sobre os santos e a doutrina católica. Nosso compromisso é oferecer conteúdos profundos e fiéis aos ensinamentos da Igreja, promovendo a formação e o fortalecimento da espiritualidade de cada visitante.
Encontre-nos aqui

Relacionados