Jesus condenado por seus filhos

Antonio Ciseri, Ecce Homo eis o homem!, 1871, representação de Pôncio Pilatos apresentando ao povo Cristo flagelado. João 19, 5 [detalhe], domínio público, Wikimedia Commons

1. “Pilatos lhes tornou: Então, o que hei de fazer de Jesus, que se chama Cristo? Responderam todos: Seja crucificado“. O iníquo juiz já não atende mais à inocência de Jesus; apela para as massas. Que dor, para Jesus, ver tanta injustiça do juiz e ouvir o grito: “seja crucificado!” daqueles aos quais fez tanto bem! Que inconstância deste povo, que antes cantou “Hosana!“. Ama Jesus tanto mais, quanto mais outros o odiarem.

2. a) “Pilatos lavou as mãos à vista do povo, dizendo: vós lá vos avinde“. O criminoso ainda dá a culpa a outro. O medo do povo e o amor próprio o levaram à mais execranda injustiça. Vê o que tens de evitar.

b) “E respondendo, todo o povo disse: O seu sangue caia sobre nós e sobre nossos filhos“. Já por dezenove séculos se presencia a maldição temerariamente provocada.

O sangue de Jesus veio também sobre ti. Faze-te digno dele, para que não te sirva de maior suplício na eternidade. Consola teu Jesus pelo desprezo com que inúmeros tratam seu precioso sangue.

Breves Meditações Para Todos os Dias do Ano, Frei Pedro Sinzig, OFM, Quarta Edição, 1921.

Última atualização do artigo em 9 de março de 2025 por Arsenal Católico

Compartilhe:

Picture of Arsenal Católico

Arsenal Católico

O Arsenal Católico é um blog dedicado à preservação e divulgação da tradição católica, abordando tudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui, você encontra orações católicas, novenas, ladainhas, documentos da Igreja e reflexões sobre os santos e a doutrina católica. Nosso compromisso é oferecer conteúdos profundos e fiéis aos ensinamentos da Igreja, promovendo a formação e o fortalecimento da espiritualidade de cada visitante.
Encontre-nos aqui
Relacionados