Jesus curando o surdo-mudo

Bartholomeus Breenbergh, Cristo curando o surdo-mudo [detalhe], 1635, Domínio Público / Wikimedia Commons

1. Para curar o surdo-mudo, que lhe trouxeram, Jesus “tomou-o à parte do povo”. Para achares a saúde de tua alma, deves seguir este exemplo, afastando-te das distrações humanas. Jesus “lhe meteu os seus dedos nos ouvidos”. Fecha assim teus ouvidos às vaidades, abrindo-os à voz e às inspirações de Deus. “Cuspindo, tocou com a saliva a sua língua”. A graça de Deus e a humildade devem guiar tua língua, preservando-a de palavras injustas, duras, pecaminosas; e fazendo-as falar sinceramente na acusação sacramental. “E, levantando os olhos ao céu, deu um suspiro”. Oxalá que afastasses também teu olhar, sempre mais e mais, da terra!

2. a) “E disse-lhe – Epheta – que quer dizer, abre-te”. À voz de Jesus, o surdo-mudo “começou a falar expeditamente”. Que uso fazes de tua língua? Falas para tua glória ou para teu castigo final? Falas quando deves ou quando devias estar calado?

b) “E lhes ordenou que a ninguém o dissessem”. Procuras ocultar o pouco bem que com a graça de Deus fazes?…

“Porém, quanto mais lh’o proibia, tanto mais o publicaram”. Como manifestas tua gratidão a Deus?

Breves Meditações Para Todos os Dias do Ano, Frei Pedro Sinzig, OFM, Quarta Edição, 1921.

Última atualização do artigo em 1 de janeiro de 2025 por Arsenal Católico

Compartilhe:

Picture of Arsenal Católico

Arsenal Católico

O Arsenal Católico é um blog dedicado à preservação e divulgação da fé católica tradicional. Aqui, você encontra orações, novenas, ladainhas, documentos da Igreja e reflexões sobre a vida dos santos e a doutrina católica. Nosso compromisso é oferecer conteúdos profundos e fiéis aos ensinamentos da Igreja, promovendo a formação e o fortalecimento da espiritualidade de cada visitante.
Encontre-nos aqui

Deixe um comentário

Relacionados