Louvores ao Santíssimo Sacramento

℣. Louvemos e exaltemos o Santíssimo Sacramento do altar!

℟. Louvado e bendito seja o Santíssimo Sacramento – porque aqui está o pão de que Jesus Cristo disse: – “Este é o meu corpo, que será entregue por vós”. – Louvado e bendito seja o Santíssimo Sacramento! – Porque aqui está a bebida, de que Jesus Cristo disse: – “Este é o meu sangue, – o sangue do novo e eterno testamento, – que será derramado por muitos para remissão dos pecados”.

℣. Senhor Jesus Cristo! Verdadeiro Deus e homem, oculto sob as espécies sacramentais! Neste grande mistério de amor nos ofereceis Vosso Corpo e Sangue para serem o alimento de nossa alma. Fazei, ó bom Jesus, que jamais nos aproximemos indignamente da Vossa sagrada mesa, comendo e bebendo a nossa própria condenação, por não distinguirmos o Vosso sagrado Corpo (I Cor).

Dai-nos a graça de examinar-nos a nós mesmos, afim de que dignamente Vos possamos receber na sagrada comunhão.

℟. Assim seja.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai…

℣. Louvemos e exaltemos o Santíssimo Sacramento do altar!

℟. Louvado e bendito seja o Santíssimo Sacramento, – porque aqui está o santíssimo, o imaculado, Sumo Sacerdote, – segregado dos pecadores, – Filho de Deus infinitamente perfeito, – que se sacrificou para nos remir de toda iniquidade, – escolheu e purificou para si um povo – que lhe fosse agradável e assíduo nas boas obras (Hb. 7).

℣. Senhor Jesus Cristo, dos santos o mais Santo, que instituístes este admirável Sacramento para a nossa santificação, nós Vos pedimos: santificai-nos na Vossa verdade, fazei-nos odiar o pecado e amar a Vossa lei, servir-Vos em santidade e justiça todos os dias da nossa vida, para que, chegados ao termo da nossa peregrinação, com os serafins possamos cantar: Santo, santo, santo é o Senhor, Deus dos exércitos.

℟. Assim seja.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai…

℣. Louvemos e exaltemos o Santíssimo Sacramento do altar!

℟. Louvado e bendito seja o Santíssimo Sacramento, – porque aqui está o Rei da glória, – o forte e poderoso Senhor, – que vive pelos séculos, e em cujas mãos estão as chaves da morte e do inferno (Apoc 1, 18).

℣. Senhor Jesus Cristo! Deus forte, Deus santo e imortal, sem cuja anuência nada podemos, nada valemos: concedei-nos o poderoso auxílio da Vossa graça contra os assaltos do inimigo, para que, em todo tempo e onde quer que estejamos, possamos pelejar boa peleja, chegar ao fim da carreira, guardar a fé e no dia da Vossa vinda, ó Juiz justo, receber a coroa da justiça (2 Tim. 4).

℟. Assim seja.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai…

℣. Louvemos e exaltemos o Santíssimo Sacramento do altar!

℟. Louvado e bendito seja o Santíssimo Sacramento, – porque aqui está presente Jesus Cristo, nosso Senhor, – nosso Deus e Pai, – que nos amou, e por sua graça nos deu eterna consolação e boa esperança (2 Tess. 2, 15).

℣. Senhor Jesus Cristo! Deus de toda a consolação, que não nos quisestes deixar órfãos, quando tivestes de voltar a Vosso Pai, e por este motivo permaneceis entre nós até ao fim dos séculos; consolai-nos nas tribulações, animai os nossos corações, e fortificai-nos na prática do bem, para que, tendo sofrido conVosco aqui na terra, sejamos conVosco glorificados no céu.

℟. Assim seja.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai…

℣. Louvemos e exaltemos o Santíssimo Sacramento do altar!

℟. Louvado e bendito seja o Santíssimo Sacramento! – Porque aqui está o divino banquete, em que Cristo é recebido por alimento, – é renovada a memória de sua paixão, – inundada a nossa alma de graças, e dado o penhor da nossa futura glória.

℣. Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus vivo! Vós, a quem foi dado todo o poder no céu e na terra; Vós, que tendes contado os dias da nossa vida, cujo termo não nos é dado ultrapassar, compadecei-Vos de nós, quando houver chegado o momento do nosso trânsito. Não nos desampareis naquela hora tremenda, e fortalecei-nos com o viático do vosso corpo e sangue, para que, fechando os olhos para esta vida, possamos abri-los no dia da Vossa vinda para ver-nos face a face na glória eterna.

℟. Assim seja.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai…

Comunhão espiritual

Meu Jesus, eu creio que estais presente no Santíssimo Sacramento. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por vós. Mas, como não possa receber-vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde ao menos espiritualmente ao meu coração. Abraço-me convosco, como se já estivésseis comigo; uno-me convosco inteiramente. Ah! não permitais que jamais torne a separar-me de vós. Ó Jesus, sumo bem e doce amor meu, tocai-me o coração e inflamai-o no vosso divino amor, e que nele fique para sempre abrasado. Amen.

(60 dias indulg. cada vez no dia).

MAGNIFICAT – Devocionário para uso comum e particular dos fiéis no convento e no século – Pe João Batista Lehmann, 1942.

Este texto foi útil para você? Compartilhe!

Deixe um comentário