José de Madrazo y Agudo, Jesus na casa de Anás [croped], 1803, Museu do Prado, domínio público, Wikimedia Commons

1. a) “Conduziram-no primeiro a Anás“. Quanta diferença entre a entrada solene de Jesus em Jerusalém, e esta nova entrada! Quanta inconstância humana! Ao festivo “Hosana!” segui-se, depois de poucos dias, o implacável “Seja crucificado!“. Não te admires, pois só Deus merece confiança.

b) “O pontífice pergunta Jesus quais os discípulos que tinha, e qual era a sua doutrina“. Um homem perverso ousa interrogar insolentemente ao eterno Juiz! Ainda assim, Jesus responde com admirável humildade. Se Ele se sujeita, por que te queixas das censuras do mundo?

2. a) Respondeu-lhe Jesus: “Eu falei publicamente ao mundo… pergunta, àqueles que ouviram, o que eu lhes disse.” Assim se pode defender aquele a quem a consciência nada acusa. Procede sempre assim, e não terás de recear o testemunho de ninguém.

b) Jesus responde só quanto à sua doutrina, não dizendo nada com relação a seus discípulos, cuja fuga não podia louvar. Não se queixou deles, apesar da ingratidão com que o trataram. Procedes assim?

Breves Meditações Para Todos os Dias do Ano, Frei Pedro Sinzig, OFM, Quarta Edição, 1921.

Última atualização do artigo em 18 de dezembro de 2024 por Arsenal Católico

Compartilhe:

Picture of Arsenal Católico

Arsenal Católico

O Arsenal Católico é um blog dedicado à preservação e divulgação da fé católica tradicional. Aqui, você encontra orações, novenas, ladainhas, documentos da Igreja e reflexões sobre a vida dos santos e a doutrina católica. Nosso compromisso é oferecer conteúdos profundos e fiéis aos ensinamentos da Igreja, promovendo a formação e o fortalecimento da espiritualidade de cada visitante.
Encontre-nos aqui

Deixe um comentário

Relacionados