1. Já no Paraíso, Deus prometeu o Redentor, mostrando assim a Sua misericórdia verdadeiramente infinita. Adiou, todavia, o cumprimento de Sua promessa, por muitos séculos, para que se tornasse bem conhecida a enorme miséria que resultou do pecado. Com poucas exceções, os homens todos se tinham afastado de seu Deus, adorando criaturas e entregando-se a indizíveis vícios. Por toda parte orgulho, egoísmo, impureza, crueldade. Quanto deves a Deus, que pela redenção transformou a terra de tal modo, que hoje é fácil salvares-te, desde que o queiras seriamente.
2. a) O Arcanjo Gabriel foi mandado por Deus a uma Virgem. A pureza é o primeiro requisito exigido para a recepção do Senhor. Ele só virá morar em teu coração, se este for semelhante ao coração puro de Maria.
b) O anjo encontrou a futura Mãe de Deus, ao que se supõe, rezando em seu quarto. A solidão e a oração muito concorrem para melhor preparação à vinda do Senhor. Ainda que não te apareçam anjos ao rezares, eles estão invisivelmente presentes, para levarem tuas preces a Deus. Com quanto respeito deves, pois, portares-te durante o salutar exercício da oração!
Breves Meditações Para Todos os Dias do Ano, Frei Pedro Sinzig, OFM, Quarta Edição, 1921.
Última atualização do artigo em 25 de março de 2025 por Arsenal Católico