1. “Jesus viu sentado no telônio um homem chamado Mateus, e disse-lhe: ‘Segue-me’. E, levantando-se, ele o seguiu“. Quanta bondade de Jesus, que chama todos a seu reino, não excluindo a ninguém! Quanta prontidão e boa vontade de Mateus! Seguiste e segues sempre tão prontamente os convites de teu Deus, como Mateus? Este abandonou tudo por seu Deus e segui-o sem tardar. Quais os teus sacrifícios? Quantas vezes Deus te chama, sem que tu lhe prestes ouvido!
2. a) “E aconteceu que, convidando-o este à sua mesa, logo vieram muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se a comer com Jesus e os seus discípulos“. Mateus mostrou-se grato pela vocação, hospedando a Jesus. Como mostras tua gratidão a Deus? Acaso não te chamou a segui-lo e a possuí-lo um dia no céu?
b) “Os fariseus e os escribas, porém, deles murmuravam“. Jesus o previu, mas, não obstante isso, ficou na companhia dos pecadores. Quanto amor! Onde estarias, se Deus te tratasse como inúmeras vezes o mereceste por teus pecados e como tu tratas a outros?
Breves Meditações Para Todos os Dias do Ano, Frei Pedro Sinzig, OFM, Quarta Edição, 1921.
Última atualização do artigo em 20 de março de 2025 por Arsenal Católico