O dia do Senhor: Guardar os domingos e festas

I

Tudo o que existe pertence a Deus. Portanto, todos os dias pertencem ao Senhor, e nós devemos servir a Deus todos os dias. Mas o próprio Deus reservou, um dia especialmente para cuidarmos do culto divino e da nossa santificação.

Este dia, na lei mosaica, era o sábado. Mas a Igreja o mudou para o domingo, em honra da ressurreição de Cristo, e da vinda do Espírito Santo, que se deram em domingo.

Para podermos santificar o dia do Senhor, é preciso afastar todo trabalho que impeça o culto de Deus. Os trabalhos que impedem o culto divino são proibidos no domingo.

O domingo é uma necessidade para o homem repousar dos trabalhos da semana. Por isso, são proibidas também as chamadas obras servis, nas quais o corpo trabalha mais do que o espírito.

Mas é necessidade maior ainda para cuidarmos da santificação da nossa alma.

Por isso é que no domingo há a obrigação de assistir à missa. E só se pode faltar à missa de domingo havendo um motivo grave.

Podemos aproveitar o domingo para algum divertimento, contanto que o divertimento não perturbe os deveres religiosos e não traga perigo para a alma.

É preciso nunca esquecer que o domingo é para melhor servir a Deus e mais facilmente santificar-se a alma.

II

1. Jesus cura uma mulher no sábado

Estava Jesus ensinando numa sinagoga, num dia de sábado. E eis aí uma mulher que, havia dezoito anos, tinha um espírito mau que a trazia enferma: andava encurvada, sem poder olhar para cima. Jesus, vendo-a, chamou-a e disse-lhe: “Senhora, estás livre da tua enfermidade”. Impôs-lhe as mãos, e logo ela se aprumou, glorificando a Deus.

Indignado, porque Jesus curava em dia de sábado, disse o chefe da sinagoga ao povo: “Seis dias há para trabalhar, neles vinde e fazei-vos curar; mas não em dia de sábado”.

Replicou-lhe o Senhor: “Hipócritas! não solta cada um de vós o seu boi ou burro da manjedoura, em dia de sábado, para levá-los a beber? E esta filha de Abraão, que Satanás trazia presa já por dezoito anos, não convinha livrá-la da sua prisão em dia de sábado?” (Do Evangelho de São Lucas).

Jesus que, com isto, ensinar que se pode trabalhar no dia do Senhor havendo necessidade, ou por caridade para com o próximo.

2. Deus ameaça os profanadores

Falou o Senhor a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel e lhes dirás: Não deixeis de guardar o meu sábado. Porque é o sinal entre mim e vós pelas vossas gerações para que saibais que eu sou o Senhor que vos santifico. Guardai o meu sábado: Porque é um dia santo para vós: aquele que o violar será punido de morte: o que trabalhar neste dia perecerá no meio do povo. Vós trabalhareis seis dias: no dia sétimo é o sábado, descanso consagrado ao Senhor: todo o que trabalhar neste dia, será punido de morte. Os filhos de Israel guardem o sábado e celebrem-no pelas suas gerações. Este é um pacto sempiterno entre mim e os filhos de Israel, e um sinal perpétuo: porque em seis dias o Senhor fez o céu e a terra, e no sétimo descansou do trabalho (Do Êxodo).

III

O domingo deve ser o dia mais piedoso. Além da missa, que é uma obrigação grave, quero dedicar mais tempo à oração, à leitura espiritual, à visita ao Santíssimo. Nunca perderei a santa missa de domingo por minha culpa.

Há muitas pessoas que profanam o domingo, ou trabalhando sem necessidade ou tomando parte em divertimentos maus. De minha parte, nunca farei isto, e procurarei afastar os outros desses pecados.

Comungar cada domingo me será muito fácil. Irei à missa, porque não posso faltar. Indo à missa, é tão fácil comungar!… Assim, o domingo será o dia do Senhor.

SENHOR, QUE O DOMINGO SEJA UM DIA DE GLÓRIA PARA VÓS E DE SALVAÇÃO PARA OS HOMENS.

QUESTIONÁRIO

Para que Deus instituiu o sábado?

Por que guardamos o domingo ao invés do sábado?

Quais são os trabalhos proibidos no domingo?

O domingo é uma necessidade para o nosso corpo?

E para a alma?

Que são obras servis?

Pode-se falhar à missa no domingo?

Podemos ir a diversões no domingo?

Em que condições?

Havendo neces­sidade, pode-se trabalhar no domingo?

Como eram castigados os profanadores do sábado na lei mosaica?

Ainda hoje Deus os castiga?

De que modo?

Além da missa, que mais pode você fazer no domingo para sua santificação?

E pelos outros?

Manual de Religião, Mons. Álvaro Negromonte, 1941.

Última atualização do artigo em 13 de março de 2025 por Arsenal Católico

Compartilhe:

Picture of Arsenal Católico

Arsenal Católico

O Arsenal Católico é um blog dedicado à preservação e divulgação da tradição católica, abordando tudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui, você encontra orações católicas, novenas, ladainhas, documentos da Igreja e reflexões sobre os santos e a doutrina católica. Nosso compromisso é oferecer conteúdos profundos e fiéis aos ensinamentos da Igreja, promovendo a formação e o fortalecimento da espiritualidade de cada visitante.
Encontre-nos aqui

Relacionados