Ressurreição do Filho da Viúva de Naim [Detalhe], por Martino Altomonte, 1731, Domínio Público / Wikimedia Commons

1. a) “Eis que levavam um defunto à sepultura, filho único de sua mãe que já era viúva“. Quão inexorável é a morte! Arrebata da vida um jovem, apesar das lágrimas de sua mãe, de quem era o único consolo. Quem te assegura que a morte ainda te concederá mais algum tempo?

b) A Igreja chora a morte espiritual de seus filhos. Quanto não fez ela para evitar esta morte, e quanta ingratidão encontra! Já pertenceste também ao número dos filhos ingratos? Reparaste todo o mal causado?

2. a) “Tendo-a visto, o Senhor, movido de compaixão para com ela, disse-lhe: Não chores“. De fato, teu Deus sempre está pronto a enxugar as lágrimas e a perdoar, por mais que o tenhas ofendido. N’Ele, não no mundo, põe toda tua confiança. Por mais que outros te estimem e te amem, não poderão garantir tua felicidade eterna.

b) “E chegou-se e tocou o esquife“. Deus chega primeiro com sua graça e toca na alma, inspirando salutar medo ou doce esperança. “Então, disse Ele: Moço, eu te mando, levanta-te!” Levantou-se o defunto, enquanto tu, após a mesma ordem do Senhor, talvez continuaste o sono mortal do pecado. E se estás vivo, agradeceste a Jesus a tua ressurreição?

Breves Meditações Para Todos os Dias do Ano, Frei Pedro Sinzig, OFM, Quarta Edição, 1921.

Última atualização do artigo em 22 de março de 2025 por Arsenal Católico

Compartilhe:

Picture of Arsenal Católico

Arsenal Católico

O Arsenal Católico é um blog dedicado à preservação e divulgação da tradição católica, abordando tudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui, você encontra orações católicas, novenas, ladainhas, documentos da Igreja e reflexões sobre os santos e a doutrina católica. Nosso compromisso é oferecer conteúdos profundos e fiéis aos ensinamentos da Igreja, promovendo a formação e o fortalecimento da espiritualidade de cada visitante.
Encontre-nos aqui
Relacionados