Fonte da imagem: Dominus Est

I

O casamento existe desde o começo do mundo. Quando Deus criou Adão e Eva, disse-lhes: Crescei e multiplicai-vos. Foi neste momento que Deus instituiu o matrimônio. Mas ele não era ainda um sacramento. Os sacramentos foram instituídos por Jesus Cristo. De modo que só muito depois é que o matrimônio passou a ser sacramento.

É o sacramento que abençoa a união do homem e da mulher, para fundar a família cristã. Por isso, o principal dever dos casados é educar cristãmente os filhos que Deus lhes dá.

O único casamento verdadeiro é o casamento religioso. Diz-se também “casamento civil”, mas não é casamento, é um contrato sobre os bens materiais e os direitos civis dos nubentes.

Feito o casamento, não se pode mais desmanchar. Mesmo que houvesse separação, continuariam casados. É isto que quer dizer: O matrimônio é indissolúvel.

É, portanto, uma coisa para a vida toda.

É por isso que se deve pensar muito, rezar, consultar aos pais e ao confessor, antes de tomar qualquer compromisso.

A pessoa casada tem a mesma obrigação de salvar a sua alma. Por isso não pode casar com quem não é católico, porque corre o risco de se perder.

Só pode se salvar, cumprindo os deveres que o matrimônio impõe. O primeiro dever são os filhos e a educação dos filhos.

Só pode ser feliz no casamento quem baseia a união na virtude, evitando inconvenientes no namoro e n o noivado, age e acordo com a vontade dos pais, e entra para o matrimônio na graça de Deus, porque o matrimônio é um sacramento de vivos, que só se deve receber em estado de graça.

II

1. O Casamento de Tobias

O anjo Rafael disse ao jovem Tobias: Aqui existe um homem chamado Raguel, teu parente, e tem uma filha chamada Sara, que é filha única. Todos os seus bens te pertencem, e convém que te cases com ela. Pede-a em casamento a seu pai, e ele ta dará.

Mas Tobias respondeu-lhe: Eu sei que ela já casou sete vezes, e os maridos morreram; e também soube que eles foram mortos por um demônio. Temo que me suceda o mesmo. E como sou filho único, não quero dar esta tristeza a meus pais.

Então o anjo Rafael lhe disse: Ouve-me e eu te direi sobre quem é que o demônio tem poder. O demônio tem poder sobre os que se casam sem procurar a Deus e a seu espírito, procurando, apenas satisfazer as paixões, como os animais. Mas tu, quando casares, entrarás em oração, e o demônio será expulso, e vós sereis abençoado por Deus.

2. Jesus e o matrimônio

Nosso Senhor Jesus Cristo honrou uma vez um casamento com a sua presença, e realizou nessa ocasião o seu primeiro milagre. Foi nas bodas de Caná.

Outra vez, os fariseus perguntaram a Jesus se um homem casado podia abandonar a sua esposa. Nosso Senhor respondeu: – Não leste que quem criou o homem, desde o princípio os fez homem e mulher? E disse: Por isso deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher, e serão dois em uma só carne. E assim já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o homem não separe o que Deus uniu.

III

A minha maior preocupação é a salvação de minha alma. Nunca pensarei em fazer nada que dificulte a minha salvação. Se for a vontade de Deus que eu um dia me case, procurarei um casamento cristão. Mas cristão em tudo.

Agora ainda não é tempo de pensar nisto. E muito menos de falar nisto. Só pensarei quando tiver idade de casar.

Mas é tempo de pedir a Deus que mostre a minha vocação. Quero seguir o caminho que for mais seguro para a minha salvação.

A minha vida cristã deve ser mantida enquanto eu viver, qualquer que seja o estado de vida que eu escolher. Por isso, eu devo levar uma vida bem piedosa, acostumando-me ao cumprimento dos deveres, sem recuar diante dos sacrifícios. Será esta a melhor preparação para o que Deus quiser de mim no futuro.

O grande dever dos pais são os filhos. O meu grande dever é ser filho obediente e exemplar. Assim, cumpro o meu dever e facilito o trabalho dos meus pais.

– Ó bom Jesus, ensinai-me a fazer sempre a vontade de Deus, procurando a salvação da minha alma.

Mons. Álvaro Negromonte – Manual de Religião, 1962.

Compartilhe:

Picture of Arsenal Católico

Arsenal Católico

O Arsenal Católico é um blog dedicado à preservação e divulgação da fé católica tradicional. Aqui, você encontra orações, novenas, ladainhas, documentos da Igreja e reflexões sobre a vida dos santos e a doutrina católica. Nosso compromisso é oferecer conteúdos profundos e fiéis aos ensinamentos da Igreja, promovendo a formação e o fortalecimento da espiritualidade de cada visitante.
Encontre-nos aqui

Deixe um comentário

Relacionados