Zombaria com Jesus, Julgamento no sinédrio, Séc. XVII. depois de 1616, Autor desconhecido, Museu do Louvre, domínio público, Wikimedia Commons

1. a) “Então lhe cuspiram na face“. A quem? A seu Criador e Salvador. Incrível atrevimento das criaturas! Incompreensível humildade de Jesus! Fizeste-lhe o mesmo, ao manchares tua alma com o pecado, pois tua alma é sua imagem. Arrepende-te. Faze mais: sofrendo injúrias, imita a mansidão de teu Salvador.

b) “Deram-lhe bofetadas no rosto, dizendo: ‘Adivinha, Cristo. Quem é que te bateu?’“. Os insanos julgaram não serem conhecidos por Deus. Ele os conheceu, como te conhece a ti, tuas obras boas e más. E tu, pecando, sabias tudo isto!

2. a) Não há ninguém que defenda ao inocente Jesus nesta última noite de sua vida. Quando se conhecerá tudo quanto Ele sofreu? Sem uma queixa sequer, sofre desamparado como ninguém ainda sofreu. Por quem? Por ti, por tua alma. Quanto amor! Com que o pagas?

b) Em obediência ao Pai, Jesus sujeita-se ao mais terrível tratamento. Como procedes nos sofrimentos que Deus diretamente ou por outros te manda? És digno irmão de Jesus? Nem o serás?

Breves Meditações Para Todos os Dias do Ano, Frei Pedro Sinzig, OFM, Quarta Edição, 1921.

Última atualização do artigo em 18 de dezembro de 2024 por Arsenal Católico

Compartilhe:

Picture of Arsenal Católico

Arsenal Católico

O Arsenal Católico é um blog dedicado à preservação e divulgação da fé católica tradicional. Aqui, você encontra orações, novenas, ladainhas, documentos da Igreja e reflexões sobre a vida dos santos e a doutrina católica. Nosso compromisso é oferecer conteúdos profundos e fiéis aos ensinamentos da Igreja, promovendo a formação e o fortalecimento da espiritualidade de cada visitante.
Encontre-nos aqui

Deixe um comentário

Relacionados