1. Pedimos no “Pai nosso” : “Santificado seja o Vosso nome.” O nome de Deus, nome santo, só deve ser pronunciado com respeito e amor. Nunca por impaciência ou brincadeira.
Respeito e amor devemos ter também com os nomes de Nossa Senhora e dos Santos.
2. Se falar os nomes santos em vão é pecado, quanto mais insultá-los, zombar deles, injuriá-los! Isto seria o horrível pecado de blasfêmia.
A blasfêmia contra Deus é o mais grave pecado, porque se dirige diretamente a Ele, para ofendê-lo.
Pecado enorme cometeram os que blasfemaram contra Jesus, na Cruz : Veja no Evangelho de S. Mateus, capítulo 27, versículos 39 a 44.
3. Quem jura “por Deus”, torna Deus por testemunha do que diz. Ora, não se chama uma pessoa importante para testemunha de uma coisa qualquer. Seria uma falta de respeito, e uma ofensa à pessoa. Só se jura por Deus numa coisa verdadeira e muito importante. Seria horrível tomar Deus por testemunha de uma mentira. É o juramento falso.
Pecou Herodes jurando, sem necessidade, dar à jovem dançarina o que ela pedisse. Ela pediu a cabeça de S. João Batista, num prato. E o rei mandou degolar ao Santo. Com isto fez maior pecado : matou, para cumprir um mau juramento. Só os bons juramentos obrigam.
4. As promessas e os votos só podem ser feitos por motivos sérios, e devem ser cuidadosamente cumpridos. É pecado deixar de cumpri-los.
QUESTIONÁRIO
1. Como devemos pronunciar o nome de Deus?
2. Que é blasfêmia?
3. Por que a blasfêmia contra Deus é o mais grave pecado?
4. Que faz quem jura por Deus?
5. Quando o juramento é falso?
6. Pode-se cumprir os juramentos maus?
7. Que pecado é não cumprir promessas?
8. Responda a sua própria consciência:
a) falo o nome de Deus ou da Virgem, por brincadeira ou por zanga?
b) Juro à toa?
c) Faço promessas levianamente?
d) Tenho deixado de cumpri-las?
e) Tenho o bom hábito das jaculatórias?
EXERCÍCIOS
I. Na Missa, quando o padre fala o nome de Jesus, inclina a cabeça, em sinal de respeito. Faça como o padre.
II. Mesmo no Brasil ainda há pessoas que nem conhecem o verdadeiro Deus. Quem são essas pessoas? Que pode você fazer pela conversão delas?
III. A oração “Deus seja bendito”, depois da Bênção, é, ao mesmo tempo, de louvor e de reparação às blasfêmias. Reze-a sempre nestas intenções.
IV. Na Paixão de Cristo, um dos Apóstolos jurou que não conhecia o Mestre. Escreva o nome desse Apóstolo e as palavras da sua negação:
V. Tudo na minha vida é para a glória do nome de Deus: pensamentos, palavras e ações! Tudo será feito em estado de graça e com reta intenção.
PARA VOCÊ DECORAR
Que nos manda o 2.° Mandamento?
O 2.° Mandamento nos manda honrar o santo nome de Deus, e cumprir votos, juramentos e promessas.
Meu Catecismo, Volume IV, Monsenhor Álvaro Negromonte, 1956.