Pelo Sinal † da Santa Cruz, livrai-nos, Deus † nosso Senhor, dos nossos † inimigos.
Em nome do Pai, e do Filho † e do Espírito Santo, Amen.
Eu Vos adoro, meu Deus, e Vos amo de todo o coração. Agradeço-Vos por me terdes criado, feito cristão e conservado neste noite. Ofereço-Vos as ações deste dia. Fazei que sejam todas segundo Vossa santa vontade, para maior glória Vossa. Preservai-me do pecado e de todo o mal. Esteja Vossa graça sempre comigo e com todos os meus caros. Assim seja.
Eu Vos adoro, meu Deus, e Vos amo de todo o coração. Agradeço-Vos por me terdes criado, feito cristão e conservado neste dia. Perdoai-me o mal que hoje pratiquei e se algum bem fiz, aceitai-o. Guardai-me enquanto descanso e livrai-me dos perigos. Esteja Vossa graça sempre comigo e com todos os meus caros. Assim seja.
Pai Nosso, que estais no céu, santificado seja o Vosso nome; venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje; e perdoai as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amen.
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amen.
Creio em Deus Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, um só Seu Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido do Espírito Santo, nasceu de Maria Virgem; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos; foi crucificado, morto e sepultado; desceu aos infernos; ao terceiro dia ressurgiu dos mortos; subiu aos céus, está sentado à mão direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; a Santa Igreja Católica; a comunhão dos santos; a remissão dos pecados; a ressurreição da carne; a vida eterna. Amen.
Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida doçura, esperança nossa, salve! A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria.
℣. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
℟. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Anjo de Deus, que sois a minha guarda, e a quem fui confiado por celestial piedade, iluminai-me, guardai-me, regei-me e governai-me. Amen.
Os mandamentos da lei de Deus são dez:
1º Amar a Deus sobre todas as coisas;
2º Não tomar seu santo nome em vão;
3º Guardar os domingos e festas;
4º Honrar pai e mãe;
5º Não matar;
6º Não pecar contra castidade;
7º Não furtar;
8º Não levantar falso testemunho;
9º Não desejar a mulher do próximo;
10º Não cobiçar a coisas alheias.
Os dois Mandamentos da Caridade são:
1º Amar a Deus sobre todas as coisas;
2º Amar ao próximo como a nós mesmos.
Os dois Mandamentos da Igreja são cinco:
1º Ouvir missa inteira nos domingos e festas de guarda;
2º Confessar-se ao menos uma vez cada ano;
3º Comungar ao menos pela Páscoa da ressurreição;
4º Jejuar e abster-se de carne, quando manda a Santa Madre Igreja;
5º Pagar dízimos segundo o costume.
Os Sacramentos instituídos por Jesus Cristo são sete:
1º Batismo;
2º Confirmação;
3º Eucaristia;
4º Penitência ou Confissão;
5º Extrema-unção;
6º Ordem;
7º Matrimônio;
Ato de fé. – Eu creio firmemente que há um só Deus, em três Pessoas realmente distintas, Pai, Filho e Espírito Santo; que dá o céu aos bons e o inferno aos maus para sempre.
Creio que o Filho de Deus se fez Homem, padeceu e morreu na cruz para nos salvar, e que ao terceiro dia ressuscitou.
Creio tudo o mais que crê e ensina a Santa Igreja Católica Apostólica, Romana, porque Deus, verdade infalível, lho revelou. E nesta crença quero viver e morrer.
Ato de Esperança. – Eu espero, meu Deus, com firme confiança, que pelos merecimentos de meu Senhor Jesus Cristo me dareis a salvação eterna e as graças necessárias para consegui-la, porque Vós, sumamente bom e poderoso, o haveis prometido a quem observar fielmente os Vossos mandamentos, como eu proponho fazer com Vosso auxílio.
Ato de caridade. – Eu Vos amo, meu Deus de todo o meu coração e sobre todas as coisas, porque sois infinitamente bom e amável e antes quero perder tudo que Vos ofender. Por amor de Vós amo ao meu próximo como a mim mesmo.
Ato de Contrição. – Senhor meu Jesus Cristo, Deus e Homem verdadeiro, Criador e Redentor meu, por serdes Vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas; e porque Vos amo e estimo, pesa-me, Senhor, de todo o meu coração, de Vos ter ofendido; pesa-me também por ter perdido o céu e merecido o inferno; e proponho firmemente, ajudado com os auxílios de Vossa divina graça, emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender. Espero alcançar o perdão de minhas culpas pela Vossa infinita misericórdia. Amen.
Confissão. – Eu, pecador, me confesso a Deus todo-poderoso, à bem-aventurada sempre Virgem Maria, ao bem-aventurado São Miguel Arcanjo, ao bem-aventurado São João Batista, aos Santos Apóstolos São Pedro e São Paulo, a todos os Santos (e a vós padre), que pequei muitas vezes por pensamentos, palavras e obras, por minha culpa, minha culpa, minha máxima culpa. Portanto peço e rogo à bem-aventurada sempre Virgem Maria, ao bem-aventurado São João Batista, aos Santos Apóstolos São Pedro e São Paulo, a todos os Santos (e a vós padre), que rogueis por mim a Deus nosso Senhor.
Os mistérios principais da Fé:
1º Unidade e Trindade de Deus;
2º Incarnação, Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Os dons do Espírito Santo:
1º sabedoria;
2º Entendimento;
3º Conselho;
4º Fortaleza;
5º Ciência;
6º Piedade;
7º Temor de Deus.
As virtudes teologais:
1º Fé;
2º Esperança;
3º Caridade.
As virtudes Cardeais:
1º Prudência;
2º Justiça;
3º Temperança;
4º Fortaleza;
Os pecados contra o Espírito Santo:
1º Desesperação da salvação;
2º Presunção de salvar-se sem merecimentos;
3º Negar a verdade conhecida como tal;
4º Ter inveja das mercês que Deus fez a outrem;
5º Obstinação no pecado;
6º Impenitência final.
Os pecados que pedem a Deus vingança:
1º Homicídio voluntário;
2º Pecado sensual contra a natureza;
3º Oprimir os pobres, órfãos e viúvas;
4º Negar o salário aos que trabalham.
Os vícios capitais:
1º Soberba;
2º Avareza;
3º Luxúria;
4º Ira;
5º Gula;
6º Inveja;
7º Preguiça.
Os novíssimos do homem:
1º Morte;
2º Juízo;
3º Inferno;
4º Paraíso.
Luz do Céu, Curso de Religião para o Ginásio, 1954.
Última atualização do artigo em 13 de janeiro de 2025 por Arsenal Católico