Orações quotidianas

Persignar-se.

Pelo sinal † da Santa Cruz, livrai-nos, Deus, † nosso senhor, dos nossos † inimigos. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amen.

Oração Dominical

Pai nosso, que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; e perdoai-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; e não nos deixeis cair em tentação mas livrai-nos do mal. Amen.

Saudação Angélica

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amen.

Símbolo dos Apóstolos

Creio em Deus Pai todo poderoso, Criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, um só seu Filho, nosso Senhor; o qual foi concebido do Espírito Santo, nasceu de maria Virgem; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos; foi crucificado, morto e sepultado; desceu aos infernos; ao terceiro dia ressurgiu dos mortos; subiu aos céus; está assentado à mão direita de Deus Pai todo poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; a santa Igreja Católica; a comunhão dos santos; a remissão dos pecados; a ressurreição da carne; a vida eterna. Amen.

Salve Rainha

Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve. A vós bradamos os degredados filhos de Eva, a vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria.

Rogai por nós, santa Mãe de Deus,
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Mandamentos da lei de Deus

Os mandamentos da lei de Deus são 10:

1º Amar a Deus sobre todas as coisas;
2º Não tomar o seu Santo Nome em vão;
3º Guardar os domingos e festas;
4º Honrar pai e mãe;
5º Não matar;
6º Não pecar contra a castidade;
7º Não furtar;
8º Não levantar falso testemunho;
9º Não desejar a mulher do próximo;
10º Não cobiçar as coisas alheias.

Estes dez mandamentos se encerram em dois:

Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmo.

Mandamentos da Igreja

Os mandamentos da Igreja são cinco:

1º Ouvir Missa nos domingos e festas de guarda;
2º Confessar-se ao menos uma vez a cada ano;
3º Comungar ao menos pela Páscoa da Ressurreição;
4º Jejuar e abster-se de carne, quando manda a santa madre Igreja;
5º Pagar dízimos, segundo o costume.

Sacramentos

Os sacramentos instituídos por Jesus Cristo são sete:

1º Batismo;
2º Confirmação;
3º Eucaristia;
4º Penitência ou Confissão;
5º Extrema Unção;
6º Ordem;
7º Matrimônio.

Ato de fé

Eu creio, firmemente, que há um só Deus em três pessoas realmente distintas; Padre, Filho e Espírito Santo; que dá o céu aos bons e o inferno aos maus para sempre.

Creio que o Filho de Deus se fez homem, padeceu e morreu na cruz para nos salvar, e que ao terceiro dia ressuscitou. Creio tudo o mais que crê e ensina a santa Igreja católica, apostólica, romana, porque Deus, verdade infalível, lho revelou. E nesta crença quero viver e morrer.

Ato de esperança

Eu espero, meus Deus, com firme confiança, que pelos merecimentos de meu Senhor Jesus Cristo me dareis a salvação eterna e as graças necessárias para consegui-la, porque vós, sumamente bom e poderoso, o haveis prometido a quem observar fielmente os vossos mandamentos, como eu proponho fazer com o vosso auxílio.

Ato de caridade

Eu vos amo, meu Deus, de todo o meu coração e sobre todas as coisas, porque sois infinitamente bom e amável, e antes quero perder tudo do que Vos ofender. Por amor a vós amo o meu próximo como a mim mesmo.

O “Angelus”

O anjo do Senhor anunciou a Maria,
E ela concebeu do Espírito Santo.

Ave Maria…

Eis aqui a escrava do Senhor:
Faça-se em mim segundo a vossa palavra.

Ave Maria…

E o Verbo divino se fez homem:
E habitou entre nós.

Ave Maria…

Rogai por nós, santa Mãe de Deus.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos

Infundi, Senhor, em nossos corações a vossa graça, Vo-lo suplicamos; afim de que, conhecendo pela embaixada do ano, a encarnação de jesus Cristo, vosso Filho, pelos merecimentos de sua paixão e morte cheguemos à glória da ressurreição. Pelo mesmo Cristo Senhor nosso. Amen.

Do livro MAGNIFICAT – Devocionário para uso comum e particular dos fiéis no convento e no século – Pe João Batista Lehmann, 1942

Este texto foi útil para você? Compartilhe!

Deixe um comentário