Eu sou o caminho, a verdade e a vida, diz Jesus Cristo no Evangelho; e como então trilhamos este caminho, conforme explicam os sagrados expositores, quando observamos exatamente a santa lei de Deus, recebemos seus santos Sacramentos, e procuramos imitar seus exemplos; por isso deve o cristão, para facilmente cumprir esta lei e conseguir sua eterna salvação, rezar todos os dias de manhã e à noite as práticas de votas que comumente chamamos Exercício do Cristão ou Orações da manhã e da noite; rezar o terço da Nossa Senhora; ouvir, podendo, a Santa Missa; consagrar algum tempo à oração mental, embora seja trabalhando, se não tiver lugar para o fazer mais devagar; ler ou ouvir a leitura de algum livro devoto; e quando nem isto lhe seja possível; suprir esta falta considerando as chagas do corpo santíssimo de Jesus Cristo, livro escrito com caracteres de sangue, as quais com fortes e enérgicas vozes nos estão dizendo: Amai, amai um Deus feito homem, que vos amou tanto que morreu no infame patíbulo da cruz como um ladrão ou criminoso malfeitor.
Deve outrossim assistir todas as semanas ás funções da Igreja, aos ofícios divinos, sermões, explicação da doutrina, terço, etc., e se isto for na própria paróquia, mais útil. Assim, santificará estes dias destinados para que o cristão os empregue no serviço de Deus; por isso, além disto, ocupe-se em outras boas obras, como em visitar os doentes e presos, ensinar os ignorantes, etc., abstendo-se das más e perigosas, particularmente de trabalhar, dançar, namorar, jogar jogos proibidos etc. Ponha sumo cuidado em aprender a doutrina para poder observá-la; porque mal pode ser admitido no céu o cristão que nem a soube nem a praticou. De oito ou de quinze dias, ou pelo menos cada mês, procure receber os sacramentos da Penitência e Eucaristia. Todos os anos faça confissão geral, e tenha alguns dias de retiro dedicando-se aos exercícios espirituais sob a direção dum instruído e discreto diretor.
Em todo tempo deve ser exato na observância dos santos mandamentos e no cumprimento das obrigações do próprio estado, e evitar as ocasiões de pecar, as más companhias, a ociosidade, jogos, danças, namoros, teatros de representações ruins e a tudo aquilo que possa induzi-lo a qualquer pecado mortal.
Santo Antônio Maria Claret in Caminho Reto e seguro para chegar ao Céu – 1944.