O primeiro, principal e fundamental artigo de fé é crermos que há um só e verdadeiro Deus. O segundo artigo principal é que esse Deus único e verdadeiro é Pai, Filho e Espirito Santo, sendo o Pai a primeira Pessoa da Santíssima Trindade, o Filho a segunda e o Espírito Santo a terceira; de sorte que as três Pessoas não são vários deuses, mas sim um único Deus verdadeiro, se bem que uma das Pessoas não seja a outra; porquanto o Pai não é o Filho, e o Filho não é o Espírito Santo, sendo cada um uma Pessoa distinta.
Cumpre, ainda, saber que o Pai, o Filho e o Espírito Santo, um só Deus verdadeiro, estão em toda parte, e totalmente pelo mundo todo, como a vossa alma está no vosso corpo todo; mas, por isto que no céu a sua divina Majestade se manifesta mais claramente, mais claramente imaginamos a sua presença no céu.
Deus é um espirito infinito, causa e movimento de todas as coisas, no qual e pelo qual tudo existe, tudo subsiste e tudo tem o seu movimento. Por conseguinte, Ele é invisivel por Si mesmo, só podendo ser visto na humanidade de Nosso Senhor, que Ele uniu à Sua divindade. É infinito, está em toda parte, sustenta tudo pelo Seu poder; nada O contém para abrangê-lo; assim, Ele abrange e contém tudo, sem ser contido por coisa alguma.
Em suma, assim como a nossa alma está no nosso corpo sem que a vejamos, assim também Deus está no mundo sem que O vejamos; assim como nossa alma mantém em vida todo o nosso corpo enquanto está nele, assim também Deus mantém em ser todo o mundo enquanto está nele; e, se o mundo deixasse de estar em Deus, deixaria imediatamente de existir; e como, de certo modo, nossa alma está em nosso corpo de tal sorte que não deixa de estar fora dele, não estando contida nela, já que vê, ouve, faz suas operações fora do nosso corpo e para além deste, assim também Deus está no mundo de tal parte, que não deixa de estar fora do mundo, e além do mundo e de tudo o que podemos pensar: e, por fim, Deus é o soberano ser, princípio e causa das coisas que são boas, isto é, que não são pecado.
É um abismo: é o espirito que tudo vivifica, que causa tudo, que conserva tudo, do qual todas as coisas precisam para existir; e Ele não precisa de coisa alguma, jamais tendo sido senão infinito em tudo o que é, e beatíssimo, não podendo nem começar a ser nem acabar, porque é eterno, e eterno não pode deixar de ser. Só a Ele seja dada honra e glória. Amen.
Ainda que, tanto no céu como na terra, Deus esteja sempre, por uma presença perfeita, em todo lugar, como diz, por Jeremias, “Encho o céu e a terra” (23, 24), e, por S. Paulo, “que não está longe de cada um de nós, porque nele nós vivemos, nos movemos e subsistimos” (At 17, 28), não obstante sempre sucede haver certos lugares que, sendo-lhe consagrados, são chamados casa de Deus, habitação, lugar, templo, tabernáculo, não porque Ele esteja neles mais do que alhures (falando de Deus na sua Divindade), mas porque neles confere de modo particular as Suas graças e bênçãos, e faz neles mais demonstrações da sua glória.
O Segredo da Salvação, A Lembrança da presença de Deus e as Orações jaculatórias, extraído das Obras de S. Francisco de Sales, por Fernando Millon, Missionário de S. Francisco de Sales, 1952.
Última atualização do artigo em 10 de março de 2025 por Arsenal Católico