“Agi bravamente, meus irmãos; tome coragem e confie no Senhor. Aproxima-se rapidamente o tempo em que haverá grandes provas e aflições; as perplexidades e dissensões, tanto espirituais como temporais, abundarão; a caridade de muitos esfriará e a malícia dos iníquos aumentará. Os demônios terão um poder incomum; a pureza imaculada de nossa Ordem, e de outras, será tão obscurecida que haverá muito poucos cristãos que obedecem ao verdadeiro Sumo Pontífice e à Igreja Romana com ouvidos leais e perfeita caridade.
“No tempo desta tribulação será elevado ao pontificado um homem, não canonicamente eleito, que, com a sua astúcia, se empenhará em levar muitos ao erro e à morte. Então os escândalos se multiplicarão, nossa Ordem será dividida e muitas outras serão totalmente destruídas, porque consentirão no erro em vez de se opor a ele.
“Haverá tal diversidade de opiniões e cismas entre o povo, os religiosos e o clero, que, a menos que aqueles dias fossem encurtados, de acordo com as palavras do Evangelho, mesmo os eleitos seriam levados ao erro, se não fossem especialmente guiados , em meio a tanta confusão, pela imensa misericórdia de Deus….
“Aqueles que perseveram em seu fervor e aderem à virtude com amor e zelo pela verdade, sofrerão injúrias e perseguições como rebeldes e cismáticos; pois seus perseguidores, incitados pelos espíritos malignos, dirão que estão prestando um grande serviço a Deus por destruir esses homens pestilentos da face da terra …
“Alguns pregadores manterão silêncio sobre a verdade e outros a pisarão e negarão. A santidade da vida será desprezada até mesmo por aqueles que a professam externamente, pois naqueles dias Nosso Senhor Jesus Cristo os enviará, não um verdadeiro pastor, mas um destruidor. ”
– Obras do Seráfico Padre São Francisco de Assis , publicadas em 1882 pela editora católica R. Washbourne, com sede em Londres, 1882, pp. 248-250.