• Reflexão e Conversão

    Como proceder na tentação

    1. Grande número de tentações podem ser evitadas por uma séria vigilância. Em vez de ceder aos caprichos dos sentidos, deves dominá-los. Vindo, porém, a tentação, não a tenhas por invencível. Deus não permite que sejas tentado acima de tuas forças. Reza logo, aliando-te assim com Deus, o mais forte e fiel dos aliados. Invoca o nome de Jesus, recomenda-te à tua Mãe, Maria. Sobretudo, resiste imediatamente, que assim o tentador fugirá. Brincar com a tentação é mais perigoso: é o princípio da derrota… Como procedes? 2. Não passando logo a tentação, fortifica-te com pensamentos salutares: Deus me vê! Como tu poderia cometer tamanha maldade perante Seus olhos? Que ganharia?…

  • Reflexão e Conversão

    O devoto de Maria Santíssima deve imitar-lhe as virtudes

    Nunc ergo, filii, audite me: Beati qui custodiunt vias meas – “Agora pois, filhos, ouvi-me: bem-aventurados os que guardam os meus caminhos” (Prov. 8, 32). Sumário. A Santíssima Virgem, depois que tirou alguma alma das garras de Lúcifer, quer que ela se aplique à imitação das suas virtudes, pois que, de outro modo, não poderá enriquecê-la com as suas graças, vendo-a a si contrária nos costumes. Entremos, portanto, nas vistas de nossa boa Mãe; e estejamos certos de que é este o melhor obséquio que lhe podemos fazer. Se não nos sentirmos com força suficiente, roguemo-la à Bem-Aventurada Virgem que se chama e é a dispensadora de todas as graças. Diz Santo…

  • Reflexão e Conversão

    Salva a tua alma!

    I – O QUE TODO CRISTÃO DEVE SABER PARA SALVAR-SE A) As quatro verdades necessárias: 1ª Há um só Deus verdadeiro.2ª Em Deus há três pessoas realmente distintas: Pai, Filho e Espírito Santo.3ª O Filho de Deus se fez Homem, padeceu e morreu na cruz para nos salvar.4ª Depois da morte, Deus dá o céu aos bons e o inferno aos maus, para sempre. B) Além dessas verdades, o cristão é obrigado a saber: 1º O Credo.2º O Pai Nosso e a Ave Maria.3º Os Mandamentos de Deus e da Igreja;4º Os Sacramentos, particularmente os pontos que se referem ao Batismo, Penitência e Eucaristia. II – O QUE TODO CRISTÃO…

  • Reflexão e Conversão

    Karl Marx e Satã

    Numa excelente revista belga, Bulletin Indépendant d´Information Catholique, no. 150 – número especial com que se despede dos leitores, não podendo manter-se pela simples e clara razão de ser excelente – li um artigo cuja difusão me parece um imperativo dos tempos presentes. Trata-se da recensão do livro Karl Marx et Satan recentemente publicado nas Edições Paulinas – Apostolat des Editions – pelo judeu convertido ao cristianismo Richard Wurmbrandt, que sofreu na URSS muitos anos de trabalhos forçados em razão de sua fé cristã. Se último livro é revelador de relações estreitas entre o satanismo e o comunismo, que o autor considera como uma encarnação política do Demônio. Segundo A.…

  • Reflexão e Conversão

    Pecado e conversão

    1. Ainda que as tentações possam concorrer para maior virtude, elas não deixam de ser perigosas, por pintarem o bem a esperar-se pelo pecado, como grande e apreciável, estimulando a fantasia e a paixão. O perdão de que precisas depois do pecado, é por elas apresentado como extremamente fácil e sem incômodo algum. Feito, porém, o pecado, a conversão se afigura pesada, penosa, senão impossível. De todos estes enganos o autor é aquele que é o pai da mentira: o demônio. Não deves, pois, ouvi-lo. 2. É mentira que o pecado seja doce. Será doce o que é seguido de confusão, de vergonha, de aflição, de remorsos? Ainda que fosse…

  • Reflexão e Conversão

    Desejo de Jesus de sofrer por nós

    Baptismo habeo baptizari: et quomodo coarctor, usque dum perficiatur? – “Tenho de ser batizado com um batismo: e quão grande não é a minha ansiedade até que ele se cumpra” (Luc. 12, 50). Sumário. Sendo o sofrimento suportado pela pessoa amada a prova mais patente do amor, e o que mais cativa o amor da pessoa amada, nosso Senhor suspirou em todo o correr de sua vida pelo dia em que havia de ser batizado com o seu próprio sangue. Na véspera da sua Paixão foi ele mesmo ao encontro dos seus inimigos, como se viessem para o levarem, não ao suplício, mas à posse de um grande reino. Ó amor imenso…

  • Reflexão e Conversão

    Prejuízos causados pelo respeito humano

    1. Quantas quedas por causa do respeito humano! Ele prejudica o cumprimento de todos os deveres, os para com Deus, os para com a Igreja, o próximo e para consigo mesmo. Receando ser tido por beato, aquele que está dominado pelo respeito humano comporta-se menos reverente na Igreja e na recepção dos sacramentos, e se ainda os recebe, talvez permite sejam atacados em sua presença a Igreja e seus dogmas, e censurados seus ministros e suas instituições. Não temes um Deocleciano, um Nero ou Juliano, mas o simples sorriso sarcástico dum outro! Que falta de caráter! 2. Jesus não se envergonha, ficando pendurado e despido na cruz, desamparado, zombado, em…

  • Reflexão e Conversão

    Santo Afonso, modelo de devoção a Jesus Sacramentado

    Ubi thesaurus vester est, ibi et cor vestrum erit – “Onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” (Luc. 12, 34). Sumário. Foi desde criança que o Santo Doutor começou a praticar a devoção a Jesus sacramentado, visitando-o todos os dias: com o crescer dos anos cresceu também a sua devoção, de forma que a sua vida foi como que uma estada contínua na presença da santíssima Eucaristia. Procuremos imitar Santo Afonso: em toda necessidade, em toda a tentação, em todo o negócio mais importante recorramos sempre ao Santíssimo Sacramento para auxílio e conselho. Estejamos convencidos de que esta devoção é a mais agradável a Deus e a mais…

  • Reflexão e Conversão

    O respeito humano

    1. Só de uma coisa deves ter pejo: é do mal; entretanto te envergonhas, às vezes, do contrário: de fazer o bem. Não te inquieta nunca a idéia de poderes ser censurado? Não deixas por isso, às vezes, de aproveitar uma graça oferecida por Deus? Quantas conversões do mal ao bem, do bem ao melhor, são impedidas pelo respeito humano! Triste covardia, que te torna escravo do mundo, fazendo sacrificar tua própria convicção! É infundado, aliás o receio de censura por firmeza de princípios; o mundo, bem a contragosto seu, estima o corajoso e cala-se diante de quem não se lhe curva. 2. Só a Deus deves temer: “Temei, pois,…

  • Reflexão e Conversão

    A vida dos religiosos é mais semelhante à de Jesus Cristo

    Quos praescivit, et praedestinavit conformes fieri imaginis Filii sui – “Os que conheceu na sua presciência, também predestinou para se fazerem conformes à imagem de seu Filho” (Rom. 8, 29). Sumário. Compenetremo-nos bem de que os religiosos, contanto que guardem suas Regras, são os homens mais felizes do mundo; porque mais do que os outros são imitadores da vida de Jesus Cristo. Os mundanos têm-nos por loucos, mas no vale de Josafá conhecerão terem sido eles os loucos, porque deixaram o caminho da verdade e assim condenaram-se para sempre. Demos graças ao Senhor pela escolha que fez de nós e sejamos fiéis à nossa vocação. Ai de nós, se tivéssemos a desgraça…