DAS ORAÇÕES JACULATÓRIAS
1 – As orações jaculatórias são aspirações muito curtas e impulsos afetuosos que elevam a alma para Deus. S. Francisco de Sales diz que elas substituem a todas as outras orações: enquanto que todas as outras orações não podem substituir as jaculatórias.
2 – As orações jaculatórias podem fazer-se em qualquer tempo, em qualquer lugar e durante qualquer ocupação. Assim como se tomam rebuçados e pastilhas aromáticas para adoçar a boca e fortificar o estômago, assim também se usa das frequentes orações jaculatórias para reanimar o espírito.
3 – Os antigos monges, de quem Santo Agostinho fala na sua carta a Proba, não podiam dar-se a longas orações, porque precisavam sustentar-se do seu trabalho quotidiano: o uso frequente das orações jaculatórias supria a falta das outras orações, e, todavia, podia-se dizer que oravam sem interrupção, pelo mesmo fato de suas fadigas incessantes.
4 – Desejo vivamente que apliqueis todo o cuidado em fortificar-vos no hábito duma oração tão importante, tão fácil, e que vos será mais útil que tantas outras orações vocais, cuja multiplicidade não serve muitas vezes senão para fatigar, e não para esclarecer ou reanimar a alma.
Direção para Viver Cristãmente pelo Rev. Padre Quadrupani, Barnabita, 1905.
Última atualização do artigo em 9 de março de 2025 por Arsenal Católico