Segue a Jesus

1. Jesus é nosso modelo. Como homem, mostrou o caminho a seguir, como Deus, garante a perfeição deste caminho. Suas virtudes são imitáveis, porque foram praticadas por um homem; são norma segura, porque foram praticadas por um Deus.

“Dei-vos o exemplo, para que, como eu fiz, assim façais vós também.” A predestinação dos escolhidos é com a condição de se tornarem imagem de Jesus Cristo. Mereces teu nome de cristão? Terás algum direito à recompensa eterna, prometida aos que seguirem a Jesus? Ou deverás ser excluído por não haver em ti semelhança alguma com Ele?

2. O que pode ser mais glorioso e honroso, do que ser chamado a imitar um Deus? Jesus é modelo irrecusável. Deus sujeitou-se primeiro, prometendo elevar-nos em nossa fraqueza. É modelo amável. Merece nosso amor. É modelo ao nosso alcance: sua vida tem mais atrativos que a de São João Batista; teve vida simples e comum, trabalhou numa oficina, padeceu e passou por todas as privações; era humilde, quando aclamado; bondoso e meigo, quando perseguido, para em tudo servir de bom exemplo.

Breves Meditações Para Todos os Dias do Ano, Frei Pedro Sinzig, OFM, Quarta Edição, 1921.

Este texto foi útil para você? Compartilhe!

Deixe um comentário