Súplica para o próximo e para si mesmo

A Vós, Senhor meu, recomendo o Soberano Pontífice, assim como todos os prelados e sacerdotes todos: enchei-os do Vosso Espírito, para que santifiquem o mundo inteiro. Recomendo-Vos os infiéis, os hereges e todos os pecadores: dai-lhes a luz e força de que necessitam para saírem do pecado e se empregarem tão somente em Vos amar, ó soberano bem. Recomendo-Vos todos os agonizantes, todos os meus parentes, benfeitores e amigos; recomendo-Vos também, dum modo especial, os meus inimigos, porque mo ordenais: fazei que eles sejam felizes e santos. Recomendo-Vos as pobres almas do purgatório: aliviai-as nas suas penas, e abreviai-lhes o tempo do seu exílio, para que subam quanto antes a gozar da Vossa presença no céu.

Enfim, peço-Vos para mim mesmo, ó meu Jesus Sacramentado! Deste altar, trono do Vosso amor, concedei-me, pelos Vossos méritos, uma grande dor e o perdão dos meus pecados. Dai-me a santa humildade e doçura, a fim de suportar com paciência todos os desprezos e perseguições. Dai-me a graça de mortificar-me, abstendo-me de tudo o que não Vos agrada. Dai-me perfeita resignação à Vossa vontade, para que abrace com paz todas as cruzes que me vêm da Vossa mão. Dai-me luz para conhecer as disposições da Vossa vontade e a força para executá-las. Dai-me grande confiança na Vossa santa Paixão e na proteção de Maria, Vossa Mãe. Dai-me o dom supremo do Vosso santo amor, com um grande desejo de Vos amar e agradar, a fim de que de hoje em diante Vos diga sempre o que Vos digo agora: Ó meu Deus, a Vós só quero e nada mais. Dai-me a perseverança no Vosso amor até à morte, para que não me suceda mais perder a Vossa santa graça. Sobretudo Vos rogo me ajudeis a Vos pedir sempre esta santa perseverança, não cessando de me recomendar a Vós e à Vossa santa Mãe, especialmente quando for tentado a Vos ofender: fazei que eu repita sempre então: Jesus, Maria, ajudai-me; Jesus, Maria, socorrei-me. Eterno Pai, pelo amor de Jesus, Vosso Filho, concedei-me todas estas graças.

As Mais Belas Orações de Santo Afonso, Coordenadas pelo Pe. Saint-Omer, Redentorista e vertidas para o vernáculo por D. Joaquim Silvério de Sousa, Editora Vozes, 1961.

Este texto foi útil para você? Compartilhe!

Deixe um comentário