Três categorias no exército de Cristo

Onde eu estiver, estará também aquele que me servir (Joan. XII, 26).

Entre os fiéis que militam no exército de Cristo há três graus ou categorias.

Todos os que se agrupam em torno da sua bandeira aspiram à destruição do reino do pecado. Quanto mais energicamente os combatentes pelejarem contra o mal, e quanto mais vigorosamente trabalharem pelo restabelecimento e propagação do reino de Deus, da graça, da virtude e santidade, quanto mais resolutamente se apartarem do mal e caminharem para o bem, tanto mais elevado será o seu posto no exército de Deus e mais gloriosa a sua coroa.

Vede, Senhor, eu aborreço de todo o coração o pecado mortal. Ainda que me oferecessem todos os tronos e coroas da terra por um só pecado mortal, ainda que me ameaçassem com os maiores males se não o cometesse, com a Vossa graça não me separaria de Vós. todo o meu bem consiste em estar unida a Vós (1). Quem me poderá separar do Vosso amor e da Vossa graça? (2) Quero guarda a Vossa lei (3) sempre e em todas as coisas; só guardando-a, posso salvar a minha alma e livrar-me da morte eterna.

No entanto, mais nobres e generosos são aqueles, tão poucos, que estão resolvidos a não cometer um só pecado venial, ainda que se vejam ameaçados dos maiores males.

Pois, não é ele uma ofensa de Deus infinitamente santo? Não é um mal que não se pode comparar com nenhum outro mal temporal?

Que valem a riqueza ou a pobreza, a tristeza ou a alegria, a saúde ou a enfermidade, se em mim se cumpre a Vossa santíssima vontade?

Assim falam certas almas nobres e generosas, animadas do amor de Deus, sem consideração alguma pelo seu próprio bem.

Mas há uma outra parte do exército de Cristo, mais ilustre ainda, que está mais intimamente unida com Cristo.

Só queremos a Jesus, dizem estas almas heroicas; por seu amor consideramos todo o mais como vil escória (4). Ainda que pudéssemos gozar dos bens deste mundo com a certeza da nossa salvação, ainda que pudéssemos viver na abundância e no bem-estar, ainda assim preferiríamos viver na pobreza com Jesus pobre, nos padecimentos com Jesus padecente, na humilhação com Jesus humilhado. Amamos a Jesus Cristo, e este crucificado (5).

Por seu amor abandonamos quanto tínhamos, imolamo-nos e dissemos: Cristo é a nossa vida, e a morte o nosso lucro (6).

Oh amor do meu Deus! oh pobreza, cruz e opróbrios que Jesus sofreu por meu amor! Como poderei eu pagar-Lhe? Cruz com cruz, opróbrios com opróbrios, morte com morte.

Não leste nalguma parte que houve santos que deixaram tudo por Jesus? Estes são os que compõem as primeiras linhas do Seu exército.

Considera pois, ó jovem, as três categorias em que está dividido o exército de Cristo e escolhe o posto que nele queres ocupar. Dispõe generosamente o teu coração para seguires de muito perto o Salvador, se Ele se dignar chamar-te a tão grande felicidade.

A Virgem Prudente, Pensamentos e Conselhos acomodados às Jovens Cristãs, por A. De Doss, S.J. versão de A. Cardoso, 1933.

(1) Salm. LXXII, 28.
(2) Rom. VIII, 35.
(3) Salm. CXVIII, 44.
(4) Fil. III, 8.
(5) I Cor. II, 2.
(6) Fil. I, 21.

Última atualização do artigo em 9 de março de 2025 por Arsenal Católico

Compartilhe:

Picture of Arsenal Católico

Arsenal Católico

O Arsenal Católico é um blog dedicado à preservação e divulgação da tradição católica, abordando tudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui, você encontra orações católicas, novenas, ladainhas, documentos da Igreja e reflexões sobre os santos e a doutrina católica. Nosso compromisso é oferecer conteúdos profundos e fiéis aos ensinamentos da Igreja, promovendo a formação e o fortalecimento da espiritualidade de cada visitante.
Encontre-nos aqui

Relacionados