℣. Prostrado na vossa presença, humildemente vos adoro, Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito de Deus Pai. Creio que estais presente no Santíssimo Sacramento com corpo e alma, divindade e humanidade, tão real e verdadeiramente como estais no céu. Adoro-vos com respeito e devoção de que é capaz minha alma. Agradeço-vos os benefícios que tenho até hoje recebido das vossas mãos, e em particular as graças que me vieram do Santíssimo Sacramento. Do fundo da alma arrependo-me de vos ter ofendido tantas vezes. De vossa bondade e misericórdia espero que não rejeitareis um coração contrito e humilhado. Animado por esta confiança, eis-me aqui diante do vosso sacrário, onde vos dignais de permanecer dia e noite. Ofereço-vos esta minha visita para honra e glória vossa, em reparação dos meus pecados e para alcançar a graça da perseverança.
℟. Uno esta minha intenção com os louvores dos anjos e santos, – com os louvores e sacrifícios, que oferecestes ao vosso Pai enquanto estivestes aqui na terra, – e que oferecestes no Santíssimo Sacramento do altar.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai…
℣. Bendito sejais, Jesus Cristo, meu Deus e Salvador! Verbo eterno do Pai, Filho da bem-aventurada Virgem Maria, Cordeiro de Deus, salvação do mundo, alegria dos corações, vida das almas, fonte das graças, meu sumo bem, bendito sejais!
℟. Bendito sejais, hóstia imaculada – que fostes imolada por nós no lenho da cruz. – Bendito sejais! – Pois vós sois o pão dos anjos, – o alimento para os homens, – a fortaleza dos fracos, – o consolo dos aflitos, – a esperança dos pecadores, – o viático dos moribundos, – o penhor da eterna bem-aventurança.
℣. Adoro-vos, ó Jesus, verdade eterna! Creio firmemente, que estais presente no Santíssimo Sacramento, real e verdadeiramente, com corpo e alma, divindade e humanidade. Embora meus olhos não vejam senão as espécies de pão, eu creio porque vós no-lo ensinastes, e vossas palavras são da vida eterna.
℟. Ó benigníssimo Jesus! – Que no Sacramento do amor vos entregastes com corpo e alma, com tudo que sois e possuís, – eu vos amo de todo o coração. – Amo-vos por amor de vós, que sois infinitamente perfeito.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai…
℣. Ó misericordiosíssimo Jesus! De todo o coração arrependo-me de vos ter ofendido a vós, que sois meu Deus e Senhor, e por vossa bondade e majestade digno de todo o amor e louvor. Proponho firmemente não mais pecar e vos servir com toda a fidelidade.
℟. Ó adorável Jesus! – Bendito e louvado sejais de todos os homens da terra, – e de todos os anjos e santos no céu, – porque sois digno de todo o louvor. – Bendito e adorado sejais no Santíssimo Sacramento, – porque sois o princípio e o fim de todas as coisas.
℣. Liberalíssimo Jesus! No Santíssimo Sacramento vos entregais a pobres homens em divindade e humanidade. Em retribuição a tamanha generosidade entrego-me a vós de corpo e alma, com tudo que sou e que possuo. Só para vós, ó Jesus, quero viver; por vosso amor trabalhar e sofrer, e em vosso nome morrer e me salvar.
℟. Ó amabilíssimo Jesus! – À vossa divina vontade entrego-me sem reserva – porque sei que me amais com um amor infinito. – Disponde de mim e de tudo que é meu do modo que vos aprouver, – e que mais contribuir para a vossa glória e nossa salvação.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai…
℣. Ó clementíssimo Jesus! Vossa verdade governe-me, vossa misericórdia console-me, vossa caridade vivifique-me, vossa graça conserve-me, vossa onipotência defenda-me, vossa presença no Santíssimo Sacramento santifique-me.
℟. Ó santíssimo Jesus! – Fazei que vossa santa incarnação seja minha alegria, vossa doutrina meu caminho, – vossa conduta meu exemplo, – vossa humildade meu modelo, – vossa paciência minha fortaleza, – vossa justiça minha salvação, – vosso amor no Santíssimo Sacramento meu consolo e auxílio.
℣. Ó misericordioso Jesus! Fazei-me achar em vossa santa cruz o meu doce repouso; em vossas chagas minha morada; em vossos braços meu abrigo. Vossa sagrada paixão opere o perdão dos meus pecados; vossa morte faça-me despertar para uma vida santa; vossa gloriosa ressurreição e ascensão encham minha alma de esperança e consolação; vossa vinda no dia de juízo abra-me as portas do céu,
℟. Onde vós, ó Jesus, sereis minha glória e recompensa. Assim seja.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai…
Comunhão espiritual
Meu Jesus, eu creio que estais presente no Santíssimo Sacramento. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por vós. Mas, como não possa receber-vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde ao menos espiritualmente ao meu coração. Abraço-me convosco, como se já estivésseis comigo; uno-me convosco inteiramente. Ah! não permitais que jamais torne a separar-me de vós. Ó Jesus, sumo bem e doce amor meu, tocai-me o coração e inflamai-o no vosso divino amor, e que nele fique para sempre abrasado. Amen.
(60 dias indulg. cada vez no dia).
MAGNIFICAT – Devocionário para uso comum e particular dos fiéis no convento e no século – Pe João Batista Lehmann, 1942.