Termo: Avareza

« Back to Glossary Index

Avareza é um dos sete pecados capitais. É o amor desordenado aos bens do mundo, principalmente ao dinheiro. A avareza manifesta-se: se nos alegramos desordenadamente pela posse da riqueza ou nos afligimos desordenadamente pela sua perda. se usamos meios injustos e criminosos em a procurar; se a procuramos com demasiada cobiça; se não socorremos os pobres conforme podemos.

São efeitos da avareza: a dureza do coração, a inquietação do espírito, a fraude, a traição, a indiferença pelos bens do Céu. São rémédios contra a avareza: a oração, a esmola, a meditação da morte, a recordação das palavras de Jesus Cristo, que disse: «Guardai-vos de toda a avareza, porque a vida de cada um não está na abundância das coisas que possui» (Ev. S. Luc. XII, 15). O Apóstolo São Paulo adverte-nos, dizendo: «Sejam os vossos costumes isentos de avareza, contentando-vos com o que tendes, porque Deus mesmo disse: não te deixarei nem te desampararei; de maneira que possamos dizer com confiança: «o Senhor é quem me ajuda, não temerei o que me possa fazer o homem» (Ep. Heb. X III, 5, 6).

É insensatez pôr o homem as suas esperanças na riqueza para a conservação e gozo da vida. A vida dos ricos não é mais nem menos crucificada que a dos pobres, se for da vontade de Deus enviar-lhes o sofrimento, ou encurtar-lhes a existência.

Este texto foi útil para você? Compartilhe!
« Voltar para índice