• Santos

    São Mateus, Apóstolo e Evangelista

    São Mateus, Apóstolo e Evangelista († cerca 69) Banhada pelas águas do lago Genezareth, cortada pelas principais estradas do país, sede das casas comerciais as mais importantes, era Cafarnaum uma das cidades mais florescentes da Palestina. No tempo de Jesus Cristo, Palestina era província romana e onerosos eram os impostos e direitos aduaneiros, que pesavam sobre os judeus. A cobrança destas contribuições obrigatórias era feita geralmente por rendeiros públicos, homens conhecidamente especuladores, verdadeiros esfoladores e sanguessugas do povo, e por isto por todos mal vistos e odiados. Já o apelido de Publicano, isto é, pecador público, excomungado, que se lhes dava, não deixa dúvida sobre a fama de que tais…

  • Santos

    São Januário e seus companheiros, Mártires

    São Januário e seus Companheiros, Mártires († 305) Na Catedral de Nápoles é celebrada hoje grande festa com oitava, a que vêm assistir milhares de fiéis não só da cidade como da circunvizinhança e toda a Itália. A solenidade é a viva expressão da veneração e gratidão ao grande padroeiro São Januário, cujas preciosas relíquias se acham expostas em duas capelas da mesma Catedral. Em uma destas capelas é conservado o corpo do Santo quando a outra é o repositório de sua cabeça e de duas ampolas de vidro com sangue do mártir, recolhido por uma piedosa mulher logo depois da decapitação deste. Todos os anos, no dia de hoje,…

  • Santos

    São Cipriano, Bispo de Cartago

    São Cipriano, Bispo de Cartago († 258) Este Santo é figura brilhantíssima da Igreja Africana no século III. Filho de pais nobres, dotado de extraordinários talentos, foi S. Cipriano um dos maiores sábios do seu tempo e orador de inesgotáveis recursos. A princípio pagão, converteu-se ao catolicismo, e, em marcha ininterrupta, galgou as culminâncias das virtudes cristãs, a ponto de operar grandes milagres. Pela vontade do povo inteiro e do clero, foi ordenado sacerdote e em 248 sagrado Bispo de Cartago. Ao zelo sem par, à vida santa e piedosa de São Cipriano deveu a Diocese de Cartago o fato de ter vindo a ser a primeira da África. Quando…

  • Santos

    São Nicolau de Tolentino

    São Nicolau que nasceu em Sant’Angelo, recebeu da cidade de Tolentino o sobrenome, pois foi lá que passou os últimos trinta anos de vida. Por longos anos os pais Campano e Amata não tiveram filhos. Desejosos de ter um herdeiro do nome, fizeram uma romaria a Bari, ao túmulo do santo bispo Nicolau. A oração foi ouvida. Deus deu-lhes um filho, a quem puseram o nome de Nicolau, em homenagem ao Santo, a cuja valiosa intercessão atribuíam a graça alcançada. O pequeno Nicolau revelava grande amor à oração. Se a modo das crianças chorava, a promessa da mãe de leva-lo à Igreja fazia-o sossegar imediatamente, tanto era o prazer que…

  • Santos

    Natividade de Nossa Senhora, Mãe de Deus

    Se o nascimento do grande Batista foi motivo de alegria para muitos, a natividade da Mãe de Deus enche de alegria o mundo inteiro. Alegraram-se os santos pais de Maria Santíssima, que, com o nascimento da filha, muito mais receberam do que podiam esperar. Alegraram-se os patriarcas do Antigo Testamento, que na menina recém-nascida reconheceram a futura Mãe do Salvador. Alegraram-se todos os homens, porque o nascimento de Maria veio anunciar-lhes a aurora do grande dia, pelo qual aspiravam os povos do universo. Alegraram-se os próprios Anjos, porque no dia de hoje pela vez primeira lhes foi dado ocasião de saudar a Mãe d’Aquele, cuja missão sobre a terra seria…

  • Santos

    Natividade de Nossa Senhora

    1. O próprio Deus deve alegrar-se em Maria, que hoje nasceu. Ele não podia criar alguém com quem entrasse em relações mais íntimas do que com ela. Maria, por sua dignidade de todo excepcional e única, é dotada de todas as perfeições corporais e espirituais, é “cheia de graça”, criatura em que Deus Pai vê sua Filha; Deus Filho, sua Mãe; o Espírito Santo, sua Esposa. Ainda é criança, e a Santíssima trindade já a contempla com suma complacência. Que espetáculo maravilhoso para todos os anjos do céu! Que dignidade a de Mara Santíssima, tua Mãe; sim, tua! 2. O dia do nascimento de Maria é para todo o mundo um dia…

  • Santos

    São Lourenço Justiniani, Patriarca de Veneza

    São Lourenço Justiniani, Patriarca de Veneza († 1455) Natural de Veneza e filho de Bernardo Justiniani, homem de alta linhagem, viu Lourenço a luz do mundo em 1380. A mãe, Querina, de descendência igualmente nobilíssima, era uma senhora religiosa, que considerava como primeiro dever dar ao filho educação ótima. A boa índole do menino e sua inclinação para as coisas de Deus facilitaram-lhe a tarefa, com razão considerada a mais árdua para as mães. Quando um dia externou ao filho o receio dele se deixar levar pelo orgulho e pela ambição, este a tranquilizou com as palavras: “Mamãe, a única ambição que em mim existe é de ser um grande…

  • Santos

    Cronologia da vida de São Pio X

    CRONOLOGIA DA VIDA DE SÃO PIO X (2 de junho de 1835 – 20 de agosto de 1914) Ano Data Acontecimento 1835 2 de junho Nasce em Riese 1835 3 de junho Batismo 1845 1 de setembro Confirmação 1847 6 de abril Primeira Comunhão 1850 19 de setembro Veste o hábito talar (batina) 1850 novembro Entrou no Seminário de Pádua 1851 20 de setembro Tonsura 1856 novembro As duas primeiras ordens Menores 1857 6 de junho As duas segundas Ordens Menores 1857 19 de setembro Subdiácono 1858 27 de fevereiro Diácono 1858 18 de setembro Ordenação Sacerdotal 1858 29 de novembro Capelão de Tombolo 1867 14 de julho Pároco de…

  • Santos

    São Pio X convocou os sacerdotes para uma luta contra o liberalismo na Igreja

    Os sacerdotes devem vigiar, pois a Fé está ameaçada, menos pela negação aberta do que pela subtileza e falsidade desses pérfidos católicos liberais, que, parando à beira do erro condenado, encontram a sua força na aparência de uma pura doutrina. Que os sacerdotes tomem cuidado para não aceitarem quaisquer ideias oriundas dos católicos liberais que, sob a máscara do bem, pretendem conciliar Justiça com Iniquidade. Os católicos liberais são lobos em pele de cordeiro. O sacerdote deve revelar ao povo os seus planos pérfidos, os seus planos iníquos. Vocês serão chamados de legalistas, clericais, retrógrados, intolerantes, mas não prestem atenção ao insulto e escárnio dos ímpios. Tenham coragem; vocês nunca…

  • Santos

    São Pio X, O Papa da Eucaristia

    Por ocasião de sua canonização, Pio XII chamou o Papa Sarto o papa da Eucaristia e do Catecismo. Sobre o ensino do Catecismo Em 15 de abril de 1905, pela encíclica Acerbo nimis sobre o ensino da doutrina cristã, o pontífice fala novamente da perversidade dos dias em que vivia com acentos profundos de tristeza. “Os secretos desígnios de Deus nos levantaram de Nossa pequenez ao cargo de Supremo Pastor da grei inteira de Cristo em dias bem críticos e amargos, pois o antigo inimigo anda ao redor deste rebanho e lhe estende laços com tão pérfida astúcia, que agora principalmente parece ter-se cumprido aquela profecia do Apóstolo aos anciãos…