• Novenas

    Novena do Espírito Santo – Terceiro Dia

    Novena do Espírito Santo – Terceiro Dia O amor é uma água que apaga a sede. Qui biberit ex aqua, quam ego dabo ei, non sitiet in aeternum – “Aquele que beber da água que eu lhe der, não terá jamais sede” (Io. 4, 13) Sumário. É com razão que Deus se queixa de tantas almas que vão mendigar junto às criaturas alguns miseráveis e curtos prazeres, e o abandonam, Bem infinito e fonte de todas s alegrias. Nós ao menos não sejamos tão insensatos: apaguemos a nossa sede com as águas do santo amor de Deus, e o nosso coração estará perfeitamente satisfeito. Lembremo-nos, porém, de que a chave que…

  • Novenas

    Novena do Espírito Santo – Segundo Dia

    Novena do Espírito Santo – Segundo Dia O amor é uma luz que esclarece. Ilumina oculos meos, me unquam obdormiam in morte – “Ilumina os meus olhos, para que eu não durma jamais na morte” (Ps. 12, 4.). Sumário. Um dos maiores males que nos causou o pecado de Adão é o obscurecimento da nossa razão pelo efeito das paixões que nos ofuscam o espírito. Ora, o ofício do Espírito Santo é exatamente dissipar as trevas do pecado e ao mesmo tempo fazer-nos conhecer a vaidade do mundo, a importância da salvação eterna, o valor da graça e o amor imenso que Deus merece pela sua bondade e misericórdia. Se queremos ser…

  • Novenas

    Novena do Espírito Santo – Primeiro Dia

    Novena do Espírito Santo (*) – Primeiro Dia O amor é um fogo que abrasa. Et apparuerunt illis dispertitae linguae, tamquam ignis – “E apareceram-lhes repartidas umas como que línguas de fogo” (Act. 2, 3). Sumário. A novena do Espírito Santo é a primeira de todas, porque foi celebrada pelos santos apóstolos e por Maria Santíssima no Cenáculo, entre muitos prodígios. Lembremo-nos de que ao divino Paraclito é atribuído especialmente o dom do amor. Convém, portanto, que nesta novena consideremos o grande valor do amor divino. Em primeiro lugar, o amor é aquele fogo que inflamou todos os Santos a fazerem grandes coisas para Deus. Se quisermos também ficar abrasados, apliquemo-nos sempre, mas em…

  • Novenas

    Novena de São José – Nono Dia

    NOVENA DE SÃO JOSÉ Do dia 10 ao dia 18 de março 9° DIA: SÃO JOSÉ, PADROEIRO DOS MORIBUNDOS Ditoso São José que, morrendo nos braços de Jesus e Maria, partistes deste mundo ornado de virtudes e enriquecido de méritos: assisti-me na hora suprema e decisiva da minha vida contra os ataques do poder infernal. Obtende-me a graça de morrer confortado com os santos Sacramentos, necessários para a minha salvação. Tende compaixão de todos os agonizantes, alcançando-lhes a graça da salvação por intermédio de Maria, vossa Santíssima Esposa. Amém. Rogai por nós, São José, padroeiro dos moribundos.Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Para todos os dias: ORAÇÃO: Ó…

  • Novenas

    Novena de São José – Oitavo Dia

    NOVENA DE SÃO JOSÉ Do dia 10 ao dia 18 de março 8° DIA: SÃO JOSÉ, ESPERANÇA DOS ENFERMOS Compassivo São José, esperança dos doentes e necessitados: valei-me em todas as enfermidades e tribulações alcançando-me plena conformidade com os admiráveis desígnios de Deus. Obtende-me, também, para mim e para todos pelos quais rezo nesta novena, a cura das enfermidades espirituais, que são paixões desordenadas, fraquezas, faltas e pecados, e protegei-nos contra as tentações do inimigo da nossa salvação. Amém. Rogai por nós, São José, esperança dos enfermos.Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Para todos os dias: ORAÇÃO: Ó Deus, que por inefável Providência, Vos dignastes escolher a São…

  • Novenas

    Novena de São José – Sétimo Dia

    NOVENA DE SÃO JOSÉ Do dia 10 ao dia 18 de março 7° DIA: SÃO JOSÉ, PROTETOR DA SANTA IGREJA Glorioso Patriarca São José, protetor e padroeiro da Igreja Universal: obtende-me a graça de amar a Igreja como Mãe e de a honrar como verdadeiro discípulo de Cristo. Rogo-vos que veleis sobre o Seu Corpo Místico, como outrora velastes sobre Jesus e Maria. Protegei o Santo Padre e os Bispos, os sacerdotes e os religiosos. Alcançai-lhes santidade de vida e eficácia no apostolado. Guardai a inocência da infância, a castidade da juventude, a honestidade do lar, a ordem e paz da sociedade. Amém. Rogai por nós, São José, protetor da…

  • Novenas

    Novena de São José – Sexto Dia

    NOVENA DE SÃO JOSÉ Do dia 10 ao dia 18 de março 6° DIA: SÃO JOSÉ, MODELO DOS TRABALHADORES Humilde São José, que, vivendo em pobreza, dignificastes a vossa profissão pelo trabalho constante e vos sentistes feliz em servir a Jesus e Maria com o fruto de vosso suor: alcançai-me amor ao trabalho, que me foi imposto como dever de estado, procurando cumprir nisto sempre a vontade de Deus. Protegei os lares dos trabalhadores do Brasil contra as influências nefastas dos inimigos de Cristo e da Santa Igreja. Obtende-lhes a graça de santificarem o seu trabalho pela reta intenção em tudo, conformados com os desígnios da Divina Providência. Amém. Rogai…

  • Novenas

    Novena de São José – Quinto Dia

    NOVENA DE SÃO JOSÉ Do dia 10 ao dia 18 de março 5° DIA: SÃO JOSÉ, ESPELHO DE PACIÊNCIA Bondoso São José, que suportastes com heroica paciência as provações e adversidades na viagem a Belém, na fuga para o Egito e durante a vida oculta em Nazaré, e me destes o exemplo de admirável conformidade com a vontade de Deus: obtende-me a virtude da paciência a todos que suportam pesadas cruzes, a fim de que se unam sempre mais a Jesus, divino modelo de mansidão e paciência. Amém. ℣. Rogai por nós, São José, espelho de paciência.℟. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Para todos os dias: ORAÇÃO: Ó Deus,…

  • Novenas

    Novena de São José – Quarto Dia

    NOVENA DE SÃO JOSÉ Do dia 10 ao dia 18 de março 4° DIA: SÃO JOSÉ, EXEMPLO DE FIDELIDADE Fidelíssimo São José, que nos destes tão belo exemplo no fiel cumprimento de vossos deveres de protetor da Santíssima Virgem e de pai nutrício do Redentor: rogo-vos me obtenhais a graça de imitar o vosso exemplo na fidelidade a todos os deveres do meu estado de vida. Ajudai-me a ser fiel nas coisas pequenas para o ser também nas grandes. Alcançai essa mesma graça para todos que me são caros nesta vida, a fim de chegarmos a gozar no céu o prêmio prometido aos que forem fiéis até a morte. Amém.…

  • Novenas

    Novena de São José – Terceiro Dia

    NOVENA DE SÃO JOSÉ Do dia 10 ao dia 18 de março 3° DIA: SÃO JOSÉ, CHEFE DA SAGRADA FAMÍLIA Glorioso São José, que gozastes durante tantos anos da presença e filial afeição de Jesus, a quem tivestes a dita de alimentar e vestir, juntamente a vossa Santíssima Esposa: eu vos suplico me alcanceis o dom inefável de sempre viver em união com Deus pela graça santificante. Obtende também, para os pais cristãos, a graça do fiel cumprimento de seus graves deveres de educadores e, aos filhos, o respeito e a obediência segundo o exemplo do Menino Jesus. Amém. ℣. Rogai por nós, São José, chefe da Sagrada Família.℟. Para…