• Novenas,  Reflexão e Conversão

    Novena de Natal – Nono Dia

    NOVENA DE NATAL Com meditações de Santo Afonso de Ligório Do dia 16 ao dia 24 de dezembro Convém que se faça a meditação em família e que se reze o Santo Terço em seguida 9° Dia – 24 de Dezembro Ascendit auten et Joseph (…) ut profiteretur cum Maria desponsata sibi uxore praegnante. “José foi também (…) para se recensear juntamente com sua esposa Maria, que estava grávida.” (Lc 2,4). Deus havia decretado que seu Filho nascesse não na casa de José, mas numa gruta , num estábulo, da maneira mais pobre e mais penosa que possa nascer uma criança; e por isso dispôs que César publicasse um edito…

  • Novenas,  Reflexão e Conversão

    Novena de Natal – Oitavo Dia

    NOVENA DE NATAL Com meditações de Santo Afonso de Ligório Do dia 16 ao dia 24 de dezembro Convém que se faça a meditação em família e que se reze o Santo Terço em seguida 8° Dia – 23 de Dezembro Apparuit gratia Dei Salvatoris nostri omnibus hominibus, erudiens nos, ut… pie vivamus in hoc saeculo, expectans beatam spen et adventum gloriae magni Dei et Salvatoris nostri Jesu Christi “A Graça de Deus nosso Salvador apareceu a todos os homens e nos ensinou a viver no século presente com piedade aguardando a beatitude que esperamos, e a vinda da glória de nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo” (Tt 2,11).…

  • Novenas,  Reflexão e Conversão

    Novena de Natal – Sétimo Dia

    NOVENA DE NATAL Com meditações de Santo Afonso de Ligório Do dia 16 ao dia 24 de dezembro Convém que se faça a meditação em família e que se reze o Santo Terço em seguida 7° Dia – 22 de Dezembro In própria venit, et sui eum non receperunt. “Veio para o que era seu, e os seus o não receberam” (Jo 1,11). Um dia, durante as festas do Natal, São Francisco de Assis andava chorando e suspirando pelos caminhos e florestas, e parecia inconsolável. Perguntaram-lhe a causa de sua dor e ele respondeu: “Como quereis que eu não chore, vendo que o amor não é amado? Vejo um Deus…

  • Novenas,  Reflexão e Conversão

    Novena de Natal – Sexto Dia

    NOVENA DE NATAL Com meditações de Santo Afonso de Ligório Do dia 16 ao dia 24 de dezembro Convém que se faça a meditação em família e que se reze o Santo Terço em seguida 6° Dia – 21 de Dezembro Factus sum sicut homo sine adjuntorio, inter mortus líber. “Tornei-me como um homem sem socorro, abandonado entre os mortos” (Sl 87,5). Considera os sofrimentos de Jesus Cristo no seio de Sua Mãe, onde esteve como numa prisão, durante nove meses. É verdade que as outras crianças se acham no mesmo estado, mas não lhe sentem os incômodos, porque os não conhecem. Jesus, ao contrário, tinha pleno conhecimento deles, pois,…

  • Novenas,  Reflexão e Conversão

    Novena de Natal – Quinto Dia

    NOVENA DE NATAL Com meditações de Santo Afonso de Ligório Do dia 16 ao dia 24 de dezembro Convém que se faça a meditação em família e que se reze o Santo Terço em seguida 5° Dia – 20 de Dezembro Oblatus est, quia ipse voluit. “Foi oferecido porque Ele mesmo quis” (Is 53,7). Desde o primeiro instante que o Verbo divino se viu feito homem e criança no seio de Maria, ofereceu-se sem reversa aos sofrimentos e à morte, para resgatar o mundo: Foi oferecido porque Ele mesmo quis. Sabia que todos os sacrifícios de bodes e touros, oferecidos a Deus no passado, não podiam satisfazer pelos pecados dos…

  • Novenas,  Reflexão e Conversão

    Novena de Natal – Quarto Dia

    NOVENA DE NATAL Com meditações de Santo Afonso de Ligório Do dia 16 ao dia 24 de dezembro Convém que se faça a meditação em família e que se reze o Santo Terço em seguida 4° Dia – 19 de Dezembro Dolor meus in conspectu meo semper. “ A minha dor está sempre ante os meus olhos” (SI 37,18). Considera que, desde o primeiro instante em que foi criada a alma de Jesus Cristo unida ao corpo no seio de Maria, o eterno Padre intimou a Seu Filho a ordem de sacrificar Sua vida pela redenção do mundo, e que, ao mesmo tempo, Lhe pôs ante aos olhos o espetáculo…

  • Novenas,  Reflexão e Conversão

    Novena de Natal – Terceiro Dia

    NOVENA DE NATAL Com meditações de Santo Afonso de Ligório Do dia 16 ao dia 24 de dezembro Convém que se faça a meditação em família e que se reze o Santo Terço em seguida 3° Dia – 18 de Dezembro Parvulus natus est nobis, et Filius datus est nobis. “Nasceu-nos um Menino e foi-nos dado um Filho” (Is 9,3). Considera que, após tantos séculos, após tantos suspiros e preces, o divino Messias, que os patriarcas e os profetas não tiveram a felicidade de ver, o Desejado das nações, o Desejo das colinas eternas, numa palavra, nosso Salvador veio, enfim, nasceu, e deu-se todo a nós: Nasceu-nos um Menino, foi-nos…

  • Novenas,  Reflexão e Conversão

    Novena de Natal – Segundo Dia

    NOVENA DE NATAL Com meditações de Santo Afonso de Ligório Do dia 16 ao dia 24 de dezembro Convém que se faça a meditação em família e que se reze o Santo Terço em seguida 2° Dia – 17 de Dezembro Hostiam et ablationem noluisti; corpus autem aptasti mihi. “Não quisestes hóstia nem oblação, mas me formastes um corpo” (Hb 10,5). Considera a grande amargura de que o Coração de Jesus devia sentir-se penetrado e oprimido no seio de Maria, no momento em que Seu Pai Lhe colocou ante os olhos a longa série de desprezos, dores e agonias que teria de sofrer durante Sua vida para livrar os homens…

  • Novenas,  Reflexão e Conversão

    Novena de Natal – Primeiro Dia

    NOVENA DE NATAL Com meditações de Santo Afonso de Ligório Do dia 16 ao dia 24 de dezembro Convém que se faça a meditação em família e que se reze o Santo Terço em seguida 1° Dia – 16 de Dezembro Dedi te in lucem gentium, ut sis salus mea usque ad extremum terrae. “Eu te estabeleci para luz das gentes a fim de seres a salvação que eu envio até a última extremidade da terra.” (Is 46,6). Considera o Pai Celeste dizendo estas palavras a Jesus Menino no momento de Sua concepção: Meu Filho, eu te estabeleci para luz das gentes e a vida das nações, a fim de…

  • Novenas

    Novena a Nossa Senhora do Carmo

    ORAÇÃO PARA TODOS OS DIAS † Pelo sinal da Santa Cruz, † livrai-nos, Deus, Nosso Senhor, † dos nossos inimigos. † Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém. Ó Deus eterno, Pai, Filho e Espírito Santo! Prostrado em vossa adorável presença, imploro misericórdia pelos méritos de Vossa Filha predilecta, Mãe soberana e Esposa Santíssima, a excelsa Virgem Maria do Monte Carmelo, maternal protectora de todos os necessitados na vida, na morte e no purgatório. Ouvi-me, Senhor, nesta novena que a Ela consagro, e concedei-me o viver e morrer em vossa graça, para vos contemplar e bendizer eternamente na sua gloriosa companhia. Amém. Ó Maria, Rainha…