(Para a Novena e Domingos)
(Novena: Começa a 22 de Julho e termina a 30 do mesmo mês).
1º Dia. Ó glorioso Patriarca Santo Inácio, que pela generosa, pronta e constante oblação que de vós fizestes a Deus, vos tornastes perfeito exemplar de uma verdadeira conversão: fazei que também eu, seguindo a inspiração divina resolva eficazmente a mudar de vida.
Glória ao Pai…
2º Dia. Ó glorioso Patriarca Santo Inácio, que pela mortificação de vosso corpo, abnegação de vosso espírito e rigorosa guarda do vosso coração fostes o vivo exemplo da mais sincera penitência: fazei que eu aprenda de vós a mortificar as minhas paixões e a fazer verdadeira penitência dos meus pecados.
Glória ao Pai…
3º Dia. Ó glorioso Patriarca Santo Inácio, que pelas vossas longas peregrinações, pelas excelentes obras de zelo apostólico e pelas injustas perseguições que sofrestes com generosa fortaleza, vos revelastes perfeito exemplar de heróica paciência: fazei que também eu, sofrendo corajosamente as cruzes que Deus me manda, aprenda de vós a verdadeira paciência cristã.
Glória ao Pai…
4º Dia. Ó glorioso Patriarca Santo Inácio, que pelo empenho que tínheis em meditar, pelo singular dom da contemplação e pelo magistério celeste que tivestes, de orar, vos tornastes modelo e mestre de oração: fazei que também eu aplicando-me com atenção ao exercício da meditação e oração, tire delas verdadeiros frutos de vida eterna.
Glória ao Pai…
5º Dia. Ó glorioso Patriarca Santo Inácio, que pelo íntimo conhecimento de vós mesmo, pelo amor que tivestes a toda sorte de humilhações e por ocultardes as graças e dons que recebestes do Céu, vos fizestes exemplar de perfeita humildade; alcançai-me com a vossa poderosa intercessão esta preciosa virtude, que é o princípio e fundamento da salvação eterna.
Glória ao Pai…
6º Dia. Ó glorioso Patriarca S. Inácio, que pela vossa grande e frutuosa confiança em Deus, fostes exemplar de resignação inteira nas disposições da Providência: fazei que do vosso exemplo aprenda também eu, nas adversidades desta vida, a por toda a confiança em Deus e a conformar-me com a sua divina vontade.
Glória ao Pai…
7º Dia. Ó glorioso Patriarca Santo Inácio, que pela celestial luz que alumiou vossa mente, pelo divino amor que vos abrasou o coração e pela contínua união de vossa alma com Deus vos tornastes um claríssimo exemplar de caridade para com o mesmo Deus: fazei que, participando do vosso ardor, ame também o meu Deus sobre todas as coisas.
Glória ao Pai…
8º Dia. Ó glorioso Patriarca Santo Inácio, que pelo grande zelo da salvação das almas, pelos trabalhos que por elas sofrestes e pelas obras que empreendestes em seu favor, vos fizestes glorioso exemplar de zelo: alcançai-me que procurando intensamente o bem dos outros, zele também da minha eterna salvação.
Glória ao Pai…
9º Dia. Ó glorioso Patriarca S. Inácio, que pelo vosso coração sempre desejoso da maior glória de Deus, da vossa própria santificação e da salvação de todo o mundo, merecestes ser chamado.o santo que tinha um coração maior que o mundo; impetrai-me auxílio e forças para amar e servir a Deus, santificando-o a mim mesmo e fazendo ao meu próximo todo o bem que puder.
Glória ao Pai…
℣. Santo Inácio, rogai por nós.
℟. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos
Ó Deus, que para propagar a maior glória do vosso nome fortalecestes a vossa Igreja militante com um novo subsídio por meio do bem-aventurado Inácio: concedei-nos que pelejando na terra com seu auxílio e à sua imitação, mereçamos ser coroados com ele no Céu. Por Cristo Senhor nosso.
℟. Amen.
* * *
℣. Ora pro nobis, Sancte Ignátí:
℟. Ut digni efficiámur promissiónibus Christi.
Orémus
Deus. qui ad majórem tui nóminis glóriam Ignátíum subsídio militantem Ecclésiam roborásti: concéde; ut ejus auxílio et imitatióne certántes in terris, coronári cum ipso mereámur in cœlis. Per Christum Dóminum nostrum.
℟. Amen.
Manual do Congregado Mariano, edição digital fiel a 10ª edição oficial de 1948 do “Manual dos Congregados de Nossa Senhora (Congregações Marianas) ”, da Federação das Congregações Marianas de São Paulo.
Última atualização do artigo em 14 de abril de 2025 por Arsenal Católico