Novena a São Francisco Xavier

(Novena : começa a 24 de Novembro e termina a 2 de Dezembro).

1º Dia. Ó grande São Francisco Xavier, que fostes um anjo na pureza da vossa vida, resistindo com tanta força, ainda em sonhos, a um pensamento pouco honesto, que chegastes a romper uma veia do peito : nós vos suplicamos, nos alcanceis de Deus uma pureza tão angélica de alma e corpo, que nunca nos manchemos com a mais pequena nódoa de pecado.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

2º Dia. Ó grande São Francisco Xavier, a quem foram confiados por Deus os negócios importantíssimos da sua glória e do bem dos homens e que, como ministro fiel da divina glória, vos esmerastes tanto em propagá-la no Oriente, procurando a todo o custo a saúde espiritual de inumeráveis almas: alcançai-nos de Deus, que sempre a possamos buscar e ampliar no estado de vida em que a divina Providência nos puser.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

3º Dia. Ó grande São Francisco Xavier, que não contente com instruir, civilizar e converter reinos e províncias à fé de Jesus Cristo e batizar nelas tantas mil almas, procurastes ainda que outros proseguissem esta grande obra : alcançai-nos de Deus este santo zelo que vos fez tão grande apóstolo.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

4º Dia. Ó grande São Francisco Xavier, a quem foi dado por Deus especial poder sobre os demônios; socorrei-nos em todos os assaltos que eles nos derem e obtende-nos de Deus a força que nos é mister para sairmos vencedores de todas as tentações.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

5º Dia. Ó grande São Francisco Xavier, admirável taumaturgo, renovador dos sinais e prodígios dos Apóstolos e obrador de novos portentos com que anunciastes o Evangelho a um mundo desconhecido, buscando unicamente a glória de Deus: impetrai-nos do Senhor o espírito de humildade cristã, pelo qual nos desprezemos a nós mesmos e busquemos somente a honra do nome de Deus.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

6º Dia. Ó grande São Francisco Xavier, que com profunda humildade vos sujeitastes nas coisas mais dificultosas às ordens de vossos superiores, reconhecendo neles a pessoa de Deus: nós vos suplicamos nos alcanceis do Altíssimo uma perfeita obediência aos seus divinos preceitos e aos dos nossos superiores, que estão em seu lugar.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

7º Dia. Ó grande São Francisco Xavier, que como vaso de eleição levastes o nome de Deus ao conhecimento dos gentios e vos despojastes de tudo para só possuir a Deus: obtende-nos a graça de desprezarmos todo o bem aparente do mundo e descansarmos únicamente em Deus.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

8° Dia. Ó grande São Francisco Xavier, que fostes adornado de eminente e celestial sabedoria : nós vos rogamos nos alcanceis a graça do temor de Deus, que é o princípio de toda a sabedoria.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

9.° Dia. Ó grande São Francisco Xavier, que fostes um serafim tão inflamado no amor de Deus e vencestes tantos trabalhos e perigos em que vos encontrastes, pela salvação dos pecadores: impetrai-nos do Senhor uma chama inextinguívei do seu santo amor, para que superemos todas as dificuldades que possam oferecer-se no seu serviço.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

Oração.

Glorioso São Francisco Xavier, Apóstolo das Índias, poderoso nas obras e nas palavras, pela grande caridade que tivestes para com todos e pelo zelo ardentíssimo com que por dez anos contínuos trabalhastes no Oriente pela salvação das almas: rogo-vos que imploreis eficazmente de Deus a conversão dos gentios e de todos os pecadores; que supliqueis igualmente pelas almas do purgatório, pela verdadeira prosperidade e paz dos cristãos, especialmente daqueles que são vossos devotos e que me alcanceis de Deus a graça, que vos peço com o maior afeto… Ó meu glorioso Santo, já que vos mostrastes benigno e amoroso para com todos, sêde-o também para comigo, posto que indigno pecador, e, impetrai-me a graça que vos suplico, para maior glória de Deus e honra vossa.

Amen.

V. Francisco, rogai por nós.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos

Ó Deus, que por meio da pregação e milagres de São Francisco Vos dignastes trazer ao seio da vossa Igreja os gentios do Oriente, concedei-nos que imitemos as virtudes daquele cujos gloriosos merecimentos veneramos. Por Cristo Senhor nosso.

R. Amém.

* * *

V. Ora pro nobis, Sancte Francísce.
R. Ut digni efficiámur promissiónibus Christi.

Orémus

Deus, qui Indiárum gentes beáti Francísci prædicatióne et miráculis Ecclésiæ tuæ aggregáre voluisti: concéde propítius; ut cujus gloriósa mérita venerámur, virtutum quoque imitémur exémpla. Per Christum Dóminum nostrum.

R. Amen.

Manual do Congregado Mariano, edição digital fiel a 10ª edição oficial de 1948 do “Manual dos Congregados de Nossa Senhora (Congregações Marianas) ”, da Federação das Congregações Marianas de São Paulo.

Última atualização do artigo em 14 de abril de 2025 por Arsenal Católico

Compartilhe:

Picture of Arsenal Católico

Arsenal Católico

O Arsenal Católico é um blog dedicado à preservação e divulgação da tradição católica, abordando tudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui, você encontra orações católicas, novenas, ladainhas, documentos da Igreja e reflexões sobre os santos e a doutrina católica. Nosso compromisso é oferecer conteúdos profundos e fiéis aos ensinamentos da Igreja, promovendo a formação e o fortalecimento da espiritualidade de cada visitante.
Encontre-nos aqui
Relacionados