Novena de preparação para a festa do Divino Espírito Santo
℣. Pelo Sinal da Santa Cruz
℟. Livrai-nos Deus Nosso Senhor, dos nossos inimigos.
✝︎ Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amen.
Oração inicial:
Abri, Senhor, os meus lábios, para louvar o vosso santo nome; purificai o meu coração de todos os vãos, perversos e alheios pensamentos; iluminai o meu entendimento, inflamai a minha vontade, para que digna, atenta e devotamente faça este ato de piedade e mereça ser atendido e bem despachado ante o augusto trono de Vossa divina Majestade.
Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amen.
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor.
℣. Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado.
℟. E renovareis a face da terra.
Deus, que ilustrastes os corações dos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos, que pelo mesmo Espírito saibamos tudo o que é reto e nos alegremos sempre com a sua consolação.
Por Jesus Cristo Nosso Senhor.
℟. Amen.
SEXTO DIA
O ESPÍRITO DIVINO É UM ESPÍRITO DE VERDADE
Meditação
Os apóstolos, antes da vinda do Espírito Santo, fugiam de confessar a verdade; um deles chegou a mentir e jurar falso, e isto à vista de criados e soldados e empregados subalternos. Mas, depois que o Espírito Divino desceu sobre eles, afrontam a morte, confessam Nosso Senhor perante o supremo tribunal e, como se a pátria incrédula não oferecesse bastantes perseguições, dispersam-se por todo o mundo. Nem a ferocidade dos povos incultos, nem o horror dos tormentos, nem a crueldade dos tiranos, nem a morte mais ignominiosa, nem o mundo todo revoltado contra eles, conseguiu outra coisa senão aumentar a sua constância em anunciar a verdade.
O cristão mundano julga admissível a mentira. Para nãos e humilhar, mente; mente para se desculpar, mente para lisonjear, mente para negociar, mente para ser honrado, mente para não desgostar. A falsa estima, o crédito, a reputação, a amizade, tudo é para ele um motivo suficiente de faltar à verdade, de contrariar o Espírito Divino, de ofender a sua Divina Majestade, de manchar a sua alma, de desdoirar o seu caráter de filho de Deus. Quando, porém, o Espírito Santo entra na alma, o cristão não procura mais o aplauso do mundo mentiroso, mas a verdade; não procura a amizade falsa, mas os direitos de Deus, não acompanha o exemplo do mundo, mas vence o mundo. A prova mais segura de que o Espírito Divino tomou posse do coração, está em que a verdade se estime sobre tudo e em tudo, que a verdade se prefira ao aplauso e se confesse até com sacrifícios.
Para receber e conservar este Espírito de verdade, pedi: “Ó meu Deus, enviai o Vosso Espírito, e renovareis a face da terra!”
Orações após a meditação:
Reze a Ladainha do Espírito Santo
Reze o Santo Terço
Do Livro: Orai – Manual Completo de Orações e Instruções Religiosas, Padre João Batista Rëus, 1934.