Novena de preparação para a festa do Divino Espírito Santo
℣. Pelo Sinal da Santa Cruz
℟. Livrai-nos Deus Nosso Senhor, dos nossos inimigos.
✝︎ Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amen.
Oração inicial:
Abri, Senhor, os meus lábios, para louvar o vosso santo nome; purificai o meu coração de todos os vãos, perversos e alheios pensamentos; iluminai o meu entendimento, inflamai a minha vontade, para que digna, atenta e devotamente faça este ato de piedade e mereça ser atendido e bem despachado ante o augusto trono de Vossa divina Majestade.
Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amen.
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor.
℣. Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado.
℟. E renovareis a face da terra.
Deus, que ilustrastes os corações dos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos, que pelo mesmo Espírito saibamos tudo o que é reto e nos alegremos sempre com a sua consolação.
Por Jesus Cristo Nosso Senhor.
℟. Amen.
PRIMEIRO DIA
O ESPÍRITO DIVINO É O ESPÍRITO DE PIEDADE
O Espírito Divino, para cuja festa nos preparamos, é a terceira Pessoa da Santíssima Trindade, Deus e Criador como o Pai e o Filho, igual a eles em perfeições, em poder, em majestade, em bondade e misericórdia. A preparação desejada pela Santa Madre Igreja não exige pompa aparatosa, mas humildes disposições e sentimentos do coração que estão ao alcance de todos, ricos e pobres, moços e velhos, sãos e doentes.
O Espírito Divino é um espírito de piedade. Apenas o receberam os Apóstolos, entregaram-se à oração. Estes homens, que outrora não puderam vigiar uma hora inteiro com Jesus Cristo na oração, que nem sabiam como rezar bem, estes mesmos homens, logo que o Espírito Santo lhes foi comunicado, passavam largo tempo na oração.
O homem mundano com os seus desejos mundanos, as suas inclinações mundanas, acha o tempo da oração enfadonho, até mal empregado, nem pode compreender, como alguém possa achar a sua paz e o seu contentamento em ocupar-se com Deus. Falta-lhe o espírito de piedade, produzido pelo Espírito Divino quando entra no coração humano. Ele muda os seus desejos, as suas vistas, as suas inclinações, os seus pensamentos; ele torna-lhe todos os objetos de que antes gostava, ou indiferentes ou odiosos, de sorte que só em Deus acha a sua paz, e possui um coração novo.
Rezai portanto instantemente: “Ó meu Deus, enviai o Vosso Espírito, e renovareis a face da terra!”
Orações após a meditação:
Do Livro: Orai – Manual Completo de Orações e Instruções Religiosas, Padre João Batista Rëus, 1934.