• Documentos da Igreja

    Carta Encíclica “Satis Cognitum”, do Papa Leão XIII – Sobre a Unidade da Igreja

    LEÃO XIII Sobre a Unidade da Igreja Carta Encíclica “Satis Cognitum” I M P R I M A – S EPOR COMISSÃO ESPECIAL DO EXMO.E REVMO. SR. DOM MANUEL PEDRODA CUNHA CINTRA, BISPO DE PETRÓPOLIS.FREI LAURO OSTERMANN, O. F. M.PETRÓPOLIS, 13-6-1951. Tradução de Luís Leal Ferreira _____________ CARTA ENCÍCLICA aos Veneráveis Irmãos Patriarcas, Primazes,Arcebispos, Bispos e outros Ordináriosem graça e comunhão com a Sé Apostólica:Sobre a Unidade da Igreja. LEÃO XIII, PAPA Veneráveis Irmãos, Saudação e Bênção Apostólica. INTRODUÇÃO Que todos voltem à unidade. 1. Sabeis bastante que uma parte considerável dos Nossos pensamentos e preocupações é dirigida para este fito: esforçar-Nos para reconduzir os transviados ao redil governado pelo…

  • Documentos da Igreja,  Reflexão e Conversão

    Bula “INEFFABILIS DEUS” – Dogma da Imaculada Conceição

    Posição e privilégios de Maria nos desígnios de Deus Deus inefável, “cuja conduta toda é bondade e fidelidade”, cuja vontade é onipotente, e cuja sabedoria “se estende com poder de um extremo ao outro (do mundo), e tudo governa com bondade”, tendo previsto desde toda a eternidade a triste ruína de todo o gênero humano que derivaria do pecado de Adão, com desígnio oculto aos séculos, decretou realizar a obra primitiva da sua bondade com um mistério ainda mais profundo, mediante a Encarnação do Verbo. Porque, induzido ao pecado — contra o propósito da divina misericórdia — pela astúcia e pela malícia do demônio, o homem não devia mais perecer;…

  • Documentos da Igreja,  Reflexão e Conversão

    Carta Encíclica Quas Primas, que instituiu a Festa de Cristo Rei

    Aos Veneráveis Irmãos Patriarcas, Primazes, Arcebispos, Bispos e outros Ordinários em paz e comunhão com a Sé Apostólica: sobre Cristo Rei, PAPA PIO XI Veneráveis Irmãos, saúde e bênção apostólica. INTRODUÇÃO Na primeira Encíclica dirigida, em princípios do nosso Pontificado, aos Bispos do mundo inteiro, indagamos a causa íntima das calamidades que, ante os nossos olhos, avassalam o gênero humano. Ora, lembra-nos haver abertamente declarado duas coisas: uma — que esta aluvião de males sobre o universo provém de terem a maior parte dos homens afastado, assim da vida particular como da vida pública, Jesus Cristo e sua lei sacrossanta; a outra — que inútil era esperar paz duradoura entre…

  • Documentos da Igreja,  Reflexão e Conversão

    Bula Quo Primum Tempore

    O texto que apresentamos a seguir é a tradução da Bula Quo Primum Tempore, do Papa São Pio V, datada de 14 de julho de 1570. Poucos são os documentos pontifícios que apresentam tamanho vigor, clareza, determinação. E isso tudo, para proteger a Santa Missa dos ataques dos inimigos. Feita na medida do nosso tempo, a Bula de São Pio V precisa ser conhecida por todos os fiéis empenhados no combate pela Tradição, pela Missa de sempre. Ela é nossa principal arma, mais do que uma arma, uma muralha protetora, inquebrantável, intransponível. Por ser tal, sua leitura nos traz um aumento de convicções e de fé, nos preparando assim, para…

  • Documentos da Igreja,  Reflexão e Conversão

    Dogma da Assunção de Nossa Senhora – Encíclica MUNIFICENTISSIMUS DEUS, de Pio XII

    Introdução  Deus munificentíssimo, que tudo pode, e cujos planos de providência são cheios de sabedoria e de amor, nos seus imperscrutáveis desígnios, entremeia na vida os povos e dos indivíduos as dores com as alegrias, para que por diversos caminhos e de várias maneiras tudo coopere para o bem dos que o amam (cf. Rm 8,28). O nosso pontificado, assim como os tempos atuais, tem sido assediado por inúmeros cuidados, preocupações e angústias, devido às grandes calamidades e por muitos que andam afastados da verdade e da virtude. Mas é para nós de grande conforto ver como, à medida que a fé católica se manifesta publicamente cada vez mais ativa,…

  • Documentos da Igreja,  Reflexão e Conversão

    Festa de Nossa Senhora Rainha: Carta Encíclica AD CAELI REGINAM do Sumo Pontífice Papa Pio XII

    CARTA ENCÍCLICA AD CAELI REGINAMDO SUMO PONTÍFICE PAPA PIO XII SOBRE A REALEZA DE MARIA  E A INSTITUIÇÃO DA SUA FESTA AOS VENERÁVEIS IRMÃOSPATRIARCAS, PRIMAZES,ARCEBISPOS E BISPOSE OUTROS ORDINÁRIOS DO LUGAR EM PAZ E COMUNHÃOCOM A SÉ APOSTÓLICA INTRODUÇÃO Desde os primeiros séculos da Igreja católica, elevou o povo cristão orações e cânticos de louvor e de devoção à Rainha do céu tanto nos momentos de alegria, como sobretudo quando se via ameaçado por graves perigos; e nunca foi frustrada a esperança posta na Mãe do Rei divino, Jesus Cristo, nem se enfraqueceu a fé, que nos ensina reinar com materno coração no universo inteiro a Virgem Maria, Mãe de Deus, assim como…

  • Documentos da Igreja

    Carta Encíclica QUANTA CURA – Papa Pio IX

    Sobre os principais erros da época Carta encíclica do Papa Pio IXpromulgada em 8 de dezembro de 1864 Com quanto cuidado e pastoral vigilância cumpriram em todo tempo os Romanos Pontífices, Nossos Predecessores, a missão a eles confiada pelo próprio Cristo Nosso Senhor, na pessoa de São Pedro, Príncipe dos Apóstolos – com o encargo de apascentar as ovelhas e os cordeiros, já nutrindo a toda a grei do Senhor com os ensinamentos da fé, já imbuindo-a com doutrinas sadias e apartando-a dos pastos envenenados -, de todos, mas muito especialmente de vós, Veneráveis Irmãos, é perfeitamente conhecido e sabido. Porque, na verdade, Nossos Predecessores, defensores e vindicadores da sacrossanta…

  • Documentos da Igreja

    Carta Encíclica LIBERTAS PRAESTANTISSIMUM – Sobre a liberdade e o liberalismo

    CARTA ENCÍCLICA LIBERTAS PRAESTANTISSIMUM DE SUA SANTIDADE LEÃO XIII A TODOS OS NOSSOS VENERÁVEIS IRMÃOS, OS PATRIARCAS, PRIMAZES, ARCEBISPOS E BISPOS DO ORBE CATÓLICO, EM GRAÇA E COMUNHÃO COM A SÉ APOSTÓLICA SOBRE A LIBERDADE E O LIBERALISMO Veneráveis Irmãos,Saúde e Bênção Apostólica. Exórdio: Excelência e conceito da liberdade. 1. A liberdade, excelente bem da natureza e exclusivo apanágio dos seres dotados de inteligência ou de razão, confere ao homem uma dignidade em virtude da qual ele é colocado entre as mãos do seu conselho e se torna senhor de seus atos. E o que, todavia, é principalmente importante nesta prerrogativa é a maneira como ela se exerce, porque do uso…

  • Documentos da Igreja

    Carta Encíclica SYLLABUS – Papa Pio IX

    Contendo os Principais Erros da Nossa Época, Notados nas Alocuções Consistoriais, Encíclicas e Outras Letras Apostólicas do Nosso Santíssimo Padre, o Papa Pio IX. § I. Panteísmo, Naturalismo e Racionalismo Absoluto§ II. Racionalismo Moderado§ III. Indiferentismo, Latitudinarismo§ IV. Socialismo, Comunismo, Sociedades Secretas, Sociedades Bíblicas, Sociedades Clérico-Liberais§ V. Erros Sobre a Igreja e os Seus Direitos§VI. Erros de Sociedade Civil, tanto Considerada em Si, Como nas Suas Relações com a Igreja§VII. Erros acerca da Moral Natural e a Moral Crist㧠VIII. Erros Acerca do Matrimônio Cristão§ IX. Erros acerca do Principado Civil do Pontífice Romano § I. Panteísmo, Naturalismo e Racionalismo Absoluto. 1º Não existe Divindade alguma suprema e sapientíssima e…

  • Documentos da Igreja

    Carta Encíclica CASTI CONNUBII – Acerca do matrimônio cristão

    CARTA ENCÍCLICA CASTI CONNUBIIDE SUA SANTIDADE PAPA PIO XI ACERCA DO MATRIMÔNIO CRISTÃO A TODOS OS NOSSOS VENERÁVEIS IRMÃOS, OS PATRIARCAS, PRIMAZES, ARCEBISPOS E BISPOS DO ORBE CATÓLICO, EM GRAÇA E COMUNHÃO COM A SÉ APOSTÓLICA Aos Veneráveis Irmãos Patriarcas, Primazes, Arcebispos, Bispos a outros Ordinários em paz e comunhão com a Sé Apostólica: acerca do Matrimônio Cristão em face das atuais condições, exigências, erros e vícios da família e da sociedade. PAPA PIO XI. Veneráveis Irmãos: Saudação e bênção apostólica. 1. Quão grande seja a dignidade da casta união conjugal, podemos principalmente reconhecê-lo, Veneráveis Irmãos, pelo fato de Cristo, Nosso Senhor, Filho do Pai Eterno, tendo tornado a carne…