(Novena: começa a 4 de Novembro e termina a 12 do mesmo mês).
1. Ó meu puríssimo protetor Santo Estanislau, anjo de pureza, eu me congratulo convosco pelo singularíssímo dom de pureza virginal que adornou o vosso ilibado coração e vos peço humildemente me alcanceis a graça de resistir com valor às tentações impuras e me inspireis uma constante vigilância para conservar a santa virtude da pureza.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.
2. Ó meu amabilíssimo protetor Santo Estanislau, serafim de caridade, eu me congratulo convosco por aquela ardente chama de amor que conservou sempre elevado e unido a Deus o vosso puro e inocente coração, e vos peço humildemente me alcanceis tão abrasadas chamas de amor divino, que consumindo todas as minhas afeições desordenadas, me inflamem somente no amor celeste.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.
3. Ó meu piedosíssimo e poderosíssimo protetor Santo Estanislau, anjo de pureza e serafim de caridade, eu me congratulo convosco pela vossa preciosa morte, causada pelo desejo do contemplar a Maria na sua Assunção ao Céu e por um extraordinário arrebatamento de amor para com ela. Dou-lhe infinitas graças por ter satisfeito os vossos desejos e vos peço por vossa ditosa morte vos digneis ser advogado e protetor da minha. Ó! alcançai-me de Maria uma morte, senão tão ditosa como a vossa, ao menos tranquila, sob a sua e vossa proteção, meu amantíssimo Irmão do Céu.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.
Oração
Ó bem afortunado Santo Estanislau, filho predileto de Maria Santíssima, dou-vos louvor pela nobilíssima filiação com que ela vos adotou, pondo em vossos braços o seu divino Jesus! Ó! que ventura não seria a minha se lograsse ser tão digno filho de tão extremosa Mãe! Dignai-vos meu angélico protetor, ensinar-me os meios de me tornar cada vez menos indigno de tão sublime filiação e alcançai-me particularmente um incendido e constante amor àquela ilibadíssima pureza de corpo e alma que tanto vos assemelhou aos anjos, uma terníssima devoção a Nossa Senhora e um ardentíssimo desejo de receber em meu peito, na comunhão, o divino Jesus que vós tendes nos braços, a fim de que, imitando na terra as vossas virtudes, mereça lograr convosco o mesmo prêmio no Céu.
℣. Rogai por nós Santo Estanisláu:
℟. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos
Ó Deus, que entre os demais milagres da vossa sabedoria também infundistes na idade tenra a graça de madura santidade, concedei-nos que a exemplo do bem-aventurado Estanislau, resgatando o tempo com a prática constante das boas obras, mereçamos lograr em breve o eterno descanso. Por Cristo, Nosso Senhor.
℟. Amém.
* * *
℣. Ora pro nobis, Sancte Stanisláe:
℟. Ut digni efficiámur promissiónibus Christi.
Orémus
Deus, qui inter cétera sapiéntiæ tuæ mirácula étiam in ténera maturæ sanctitátis grátiam contulísti; da, quæsumus; ut beáti Stanislái exémplo, templus instánter operando rediméntes, in ætérnam íngredi réquiem festinémus. Per Christum Dóminum nostrum.
℟. Amen.
Manual do Congregado Mariano, edição digital fiel a 10ª edição oficial de 1948 do “Manual dos Congregados de Nossa Senhora (Congregações Marianas) ”, da Federação das Congregações Marianas de São Paulo.
Última atualização do artigo em 14 de abril de 2025 por Arsenal Católico