(Começa a 6 de Setembro e termina a 14 do mesmo mês)
1. Rainha dos mártires, dolorosa Maria, pela acerba dor que vos transpassou o Coração, quando Simeão vos predisse a ignominiosa paixão e morte de vosso amado Filho, suplico-vos me alcanceis um perfeito conhecimento de meus pecados e a firme resolução de nunca mais os cometer.
Ave Maria…
2. Rainha dos mártires, dolorosa Maria, pela intensa dor que tivestes ao saber a cruel perseguição de Herodes, e na fugida súbita de vosso Filho para o Egito, suplico-vos me alcanceis auxílio eficaz para superar os assaltos do inimigo infernal, e generosa fortaleza para evitar as ocasiões de pecado.
Ave Maria…
3. Rainha dos mártires, dolorosa Maria, pela penetrante dor que vos feriu, quando perdestes no templo o vosso querido Filho que andastes procurando três amargos dias, suplico-vos me alcanceis força e constância para nunca perder a graça de Deus e perseverar até ao fim em seu divino serviço.
Ave Maria…
4. Rainha dos mártires, dolorosa Maria, pela ansiosa dor que sentistes quando vos deram a nova da prisão no Horto e dos bárbaros tratamentos infligidos a vosso dulcíssimo Filho, suplico-vos me alcanceis perdão das minhas culpas e pronta correspondência ao chamamento de Deus.
Ave Maria…
5. Rainha dos mártires, dolorosa Maria, pela veemente dor que vos amargurou quando encontrastes vosso Filho exausto de forças no caminho do Calvário, suplico-vos me alcanceis força bastante para sofrer com paciência as adversidades, e resignar-me em tudo às divinas disposições.
Ave Maria…
6. Rainha dos mártires, dolorosa Maria, pela imensa dor que sofrestes quando assististes à penosa crucifixão de vosso inocentíssimo Filho, suplico-vos me alcanceis a graça de não morrer sem os santos sacramentos e expirar em vossos amorosíssimos braços.
Ave Maria…
7. Rainha dos mártires, dolorosa Maria, pela extrema dor que vos oprimiu quando vistes morto e sepultado o vosso amabilíssimo Filho, suplico-vos me alcanceis um total desapego de todos os afetos terrenos e um ardentíssimo desejo de ir louvar-vos para sempre no Céu.
Ave Maria…
℣. Rogai por nós, Virgem dolorosíssima:
℟. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos
Interceda por nós ante a vossa clemência, Senhor Jesus Cristo, agora e na hora da nossa morte, a bem-aventurada Virgem Maria, vossa Mãe, à cuja sacratissima alma transpassou uma espada de dor na hora da vossa paixão. Por vós mesmo, Salvador do mundo, que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos.
℟. Amém.
* * *
℣. Ora pro nobis, Virgo dolorosíssima:
℟. Ut digni efficiámur promssiónibus Christi.
Orémus
Intervéniat pro nobis, quæsumus, Dómine Jesu Christe, nunc et ín hora mortis nostræ apud tuam clementiam beáta Virgo Maria, Mater tua, cujus sacratíssimam ánimam in hora tuæ passiónis dolóris gládius pertransívit. Per te, Jesu Christe, Salvátor mundi, qui vivis et regnas in sæcula sæculórum.
℟. Amém.
Manual do Congregado Mariano, edição digital fiel a 10ª edição oficial de 1948 do “Manual dos Congregados de Nossa Senhora (Congregações Marianas) ”, da Federação das Congregações Marianas de São Paulo.
Última atualização do artigo em 14 de abril de 2025 por Arsenal Católico