(Começa a 30 de Agosto e termina a 7 de Setembro).
℣. Deus, in adjutorium meum intende.
℟. Domine, ad adjuvandum me festina.
℣. Gloria Patri, et Filio, et Spiritui Sancto.
℟. Sicut erat in principio, et nunc, et semper, et in saecula saeculorum. Amen.
1. Nós vos saudamos, celeste Menina, pomba candíssima de pureza que para vergonha do infernal dragão, fostes concebida sem pecado original.
Ave Maria…
2. Nós vos saudamos, Aurora brilhantíssima que, precursora do divino Sol de justiça, trouxestes a primeira luz à terra.
Ave Maria…
3. Nós vos saudamos, Escolhida de Deus que, como sol sem mancha, nascestes para afugentar a mais tenebrosa noite do pecado.
Ave Maria…
4. Nós vos saudamos, Lua formosíssima, que iluminastes o mundo envolto nas mais espessas trevas do gentilismo.
Ave Maria…
5. Nós vos saudamos, Senhora que, sendo só, à maneira de um exército pusestes em fuga o inferno inteiro.
Ave Maria…
6. Nós vos saudamos, bela alma de Maria, que desde toda a eternidade fostes possuída de Deus.
Ave Maria…
7. Nós vos saudamos, celeste Infantinha, e veneramos o vosso Corpo imaculado, as faixas em que fostes envolta, o berço em que vos deitastes e bendizemos o instante e momento em que nascestes.
Ave Maria…
8. Nós vos saudamos finalmente, eleita Menina, como adornada de todas as virtudes em grau imensamente superior aos outros santos e por isso digna Mãe do Salvador.
Ave Maria…
Oração
Ó graciosíssima Menina, que em vosso feliz nascimento consolastes o mundo, alegrastes o Céu, aterrastes o inferno, trouxestes aos caídos alívio, aos enfermos saúde, a todos alegria: nós vos suplicamos com o mais fervoroso afeto que renasçais espiritualmente por vosso amor em nossas almas. Renovai o nosso espírito para vos servir, acendei o nosso coração para vos amar e fazei florescer em nós aquelas virtudes com que possamos cada vez mais agradar a vossos benigníssimos olhos. Ah! Maria! Sêde para nós, Maria, fazendo-nos experimentar os salutares efeitos do vosso suavíssimo nome. Seja-nos a invocação deste nome conforto nas amarguras, esperança nos perigos, escudo nas tentações, salvação na
morte. Assim seja.
℣. O vosso nascimento ó Virgem Mãe de Deus:
℟. Anunciou alegria a todo o mundo.
Oremos
Concedei, Senhor, aos vossos servos o dom da graça celestial, para que, sendo para eles o parto da Virgem o princípio da salvação, a solenidade votiva do seu nascimento lhes traga o aumento da ver dadeira paz. Por Cristo, Senhor nosso.
℟. Amém.
* * *
℣. Natívitas tua, Dei Génitrix Virgo:
℟. Gáudium annuntiávit univérso mundo.
Orémus
Fámulis tuis, quæsumus, Dómine, cœléstis grátiæ munus impertíre: ut, quibus beátæ Vírginis partus éxstitit salutis exórdium; nativitatis ejus votiva solemnitas pacis tríbuat increméntum. Per Christum Dóminum nostrum.
℟. Amen
Manual do Congregado Mariano, edição digital fiel a 10ª edição oficial de 1948 do “Manual dos Congregados de Nossa Senhora (Congregações Marianas) ”, da Federação das Congregações Marianas de São Paulo.
Última atualização do artigo em 14 de abril de 2025 por Arsenal Católico