(Começa a 6 de Agosto e termina a 14 do mesmo mês).
℣. Deus, in adjutorium meum intende.
℟. Domine, ad adjuvandum me festina.
℣. Gloria Patri, et Filio, et Spiritui Sancto.
℟. Sicut erat in principio, et nunc, et semper, et in saecula saeculorum. Amen.
Ó Santíssima Virgem, que para vos aprazardes para uma santa morte vivestes em contínuos desejos da visão beatífica: fazei que se apartem de nós os vãos desejos das coisas caducas da terra.
Ave Maria…
Ó Santíssima Virgem, que para vos preparardes para uma santa morte suspirastes na vida por vos unirdes para sempre com vosso Filho: alcançai-nos que vivamos sempre fiéis ao mesmo Senhor até à morte.
Ave Maria…
Ó Santíssima Virgem, que para morrer santamente ajuntastes um imenso cúmulo de méritos e virtudes: alcançai-nos a graça de conhecermos que só a virtude e a graça de Deus são a estrada que nos pode conduzir à salvação.
Ave Maria…
℣. A santa Mãe de Deus foi exaltada :
℟. Sobre os coros dos celestes reinos.
Oremos
Dignai-vos, Senhor, de dar o perdão aos delitos de vossos servos; e pois que por nossas ações não podemos agradar-vos, disponde que sejamos salvos pela mediação da Mãe de vosso Filho, Nosso Senhor. O qual convosco vive com reina pelos séculos dos séculos.
℟. Amen.
* * *
℣. Exaltáta est Sancta Dei Génitrix :
℟. Super choros Angelórum ad cœléstia regna.
Orémus
Famulórum tuórum, quæsumus, Dómine, delíctis ignósce: ut, qui tibi plácere de áctibus nostris non valémus, Genitrícis Fílii tui Domini nostri intercessióne salvémur. Qui tecum vivit et regnat in sæcula sæculórum.
℟. Amen.
Manual do Congregado Mariano, edição digital fiel a 10ª edição oficial de 1948 do “Manual dos Congregados de Nossa Senhora (Congregações Marianas) ”, da Federação das Congregações Marianas de São Paulo.
Última atualização do artigo em 14 de abril de 2025 por Arsenal Católico