℣. Nas angústias deste vale de lágrimas, nós, miseráveis pecadores, recorremos a vós, glorioso São José, a quem a Rainha dos Anjos, vossa amantíssima Esposa, consignou todos os seus tesouros, para que os guardásseis em nosso proveito. Ide a meu esposo José, parece nos dizer Maria Santíssima; ele vos consolará, e, aliviando-vos do mal que vos aflige, vos dará a alegria e felicidade.
℟. Ó glorioso São José, pelo ardentíssimo amor que tivestes a uma Esposa tão digna e amável, tende compaixão de nós.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.
℣. Ofendemos a divina justiça, por isso merecemos os mais severos castigos. Mas vós sois o nosso refúgio; o porto em que nos vemos seguros. – Ide a José, parece nos dizer Jesus; ide a José, a quem eu sempre obedeci como a um pai; Eu lhe comuniquei todo o poder, para que dele se sirva em vosso bem.
℟. Ó glorioso São José, pelo ardentíssimo amor que tivestes a um Filho tão querido e adorável, tende compaixão de nós.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.
℣. Confessamos que os nossos pecados chamam sobre nós os mais pesados flagelos. Vós sois nossa arca de salvação! sois o íris propício que em tal angústia nos serve de conforto. – Ide a José, parece nos dizer o Eterno Pai; ide a José que, na terra, fez as minhas vezes para com meu Filho humanado. Se lhe confiei meu Filho, fonte de todas as graças, todas as graças em suas mãos depositei.
℟. Ó glorioso São José pelo ardentíssimo amor que tivestes ao Eterno Pai, tão liberal para conosco, tende compaixão de nós.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.
℣. Deus o constituiu senhor de sua casa.
℟. E príncipe de toda a sua possessão.
Oremos
Deus, que por uma inefável providência Vos dignastes eleger ao bem-aventurado José para esposo de Vossa Mãe Santíssima: concedei-nos, nós Vos pedimos, que aquele que veneramos como protetor na terra, mereçamos ter como intercessor no Céu, Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos.
℟. Amen.
Sursum Corda – Manual de devoção da Donzela Cristã no Colégio e no lar, compilado pelas Irmãs Franciscanas, 1946.
Última atualização do artigo em 17 de março de 2025 por Arsenal Católico