I
“A minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador!”
Considerando nos extremos de amor que Maria nos manifestou, apraz-nos servir-nos das suas próprias palavras para louvar a Deus e pedir-lhe, por intercessão de Nossa Senhora de Fátima, a graça que tanto desejamos.
Ave Maria…
II
Na sua profunda humildade, Maria acrescenta: “Por ele ter posto os olhos na baixeza da sua seva”; mas, inspirada pelo Espírito Santo, exclama: “Porque eis aí de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações!”
Pela glória que vos têm dado essas multidões que, todos os meses, acorrem pressurosas a vossos pés, ó Nossa Senhora de Fátima, pedimo-vos instantemente esta graça.
Ave Maria…
III
“Porque o Onipotente fez em mim grandes coisas e o seu nome é santo. E a sua misericórdia se estenderá de geração em geração sobre os que o temem!”
Os vossos filhos estremecem de ventura, ó Nossa Senhora de Fátima, contemplando as vossas grandezas.
Obtende-lhes da misericórdia divina a graça que fervorosamente vos pedem.
Ave Maria…
IV
“Ele manifestou o poder do seu braço; dissipou os que no fundo do seu coração formavam altivos pensamentos. Depôs do trono os poderosos e elevou os humildes”.
Desejosos de aproveitar as lições de humildade que estas vossas palavras nos dão, ó Nossa Senhora de Fátima, reconhecemos a nossa indignidade e miséria, mas, confiados na vossa bondade, suplicamos nos alcanceis esta graça.
Ave Maria…
V
“Aos pobres famintos encheu de bens e dos ricos ambiciosos deixou vazios”.
Eis-nos diante de vós, ó Nossa Senhora de Fátima, bem pobrezinhos e necessitados dos vossos benefícios.
Compadecei-vos da nossa indigência e concedei-nos a graça que especialmente vos pedimos.
Ave Maria…
VI
“Tomou debaixo da sua proteção a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia. Assim como o tinha prometido a nossos pais, Abraão e sua posteridade para sempre!”
Tudo vos confiamos, ó Nossa Senhora de Fátima: os preciosos interesses da nossa alma, a nossa Pátria e família, todos os nossos desejos e intenções.
Alcançai-nos de Deus a graça que tanto vos pedimos, e tomai-nos, para sempre, debaixo da vossa proteção!
Ave Maria…
Em honra da Santíssima Trindade:
Glória ao Pai….
℣. Nossa Senhora do Rosário de Fátima,
℟. Rogai por nós!
(Recomenda-se a união espiritual com os Peregrinos de Fátima, no dia 13 de cada mês. Como preparação para esse dia de graças e prática muito eficaz para atrair os favores de Nossa Senhora, é igualmente recomendada a Novena de 5 a 13, iniciada e terminada por uma fervorosa comunhão.)
Maná ou Alimento da Alma Devota – Orações e Exercícios Piedosos compilados por Frei Ambrósio Johanning O.F.M., XXII Edição, 1955.