Ó Deus, vinde em meu socorro † Senhor, apressai-vos em me ajudar.

Confundidos sejam envergonhados † os que buscam a minha alma.

Voltem-se atrás, e sejam envergonhados, † os que me desejam males.

Voltem-se logo cheios de confusão † os que me dizem : Bem, bem.

Regozijem-se e alegrem-se em vós to­dos os que vos buscam, † e os que amam a vossa salvação digam sempre: Engrandecido seja o Senhor.

Eu, porém, sou necessitado e pobre: † Deus, socorrei-me.

O meu favorecedor e libertador sois vós: † Senhor, não vos demoreis.

Glória ao Pai…

℣. Meu Deus, salvai os vossos servos.

℟. Que esperam em vós.

℣. Sêde-nos, Senhor, uma fortaleza.

℟. Contra os ataques do inimigo.

℣. Nada possa o inimigo contra nós.

℟. E não chegue a esmorecer-nos o filho da iniquidade.

℣. Senhor, não nos trateis segundo os nossos pecados.

℟. Nem nos castigueis segundo as nossas maldades.

℣. Oremos pelo nosso Pontífice. N.

℟. O Senhor o guarde e lhe conceda longa vida, torne-o feliz na terra e não o deixe cair sob a ira dos seus inimigos.

℣. Oremos pelos nossos benfeitores.

℟. Dignai-vos, Senhor, conceder a vida eterna a todos os que nos fazem bem por amor de vós. Amen.

℣. Oremos pelas almas dos fiéis defuntos.

℟. Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno, e a luz perpétua as alumie.

℣. Descansem em paz.

℟. Assim seja.

℣. Oremos pelos nossos irmãos ausentes.

℟. Meu Deus, salvai os vossos servos, que esperam em vós.

℣. Enviai-lhes, Senhor, o socorro do vosso santuário.

℟. E de Sião os protegei.

℣. Ouvi, Senhor, a minha súplica.

℟. E chegue a vós o meu clamor.

℣. O Senhor seja convosco.

℟. E com o vosso espírito.

OREMOS

Ó Deus, a quem sempre é próprio compadecer-se e perdoar, recebei a nossa humilde súplica; e fazei, por benefício de vossa clementíssima piedade, que, assim como os vossos outros servos, sejamos inteiramente livres da vergonhosa cadeia de nossos delitos.

Ouvi, Senhor, os humildes rogos e perdoai os pecados dos que fielmente vos confessam, para que, ao mesmo tempo, recebamos da vossa bondade, com o benigno perdão de todas as nossas culpas, a estimável graça duma completa paz.

Senhor, mostrai-nos a vossa inefável misericórdia. de modo que, absolvendo-nos de todos os nossos pecados, nos livreis igualmente das penas que por eles havemos merecido.

Ó Deus, a quem a culpa ofende e a penitência aplaca, olhai propício as humildes súplicas do vosso povo e afastai de nós os flagelos de vossa ira, que merecemos pelas nossas culpas.

Eterno e onipotente Deus, tende piedade de vosso servo, nosso Santo Padre N., e o conduzi segundo a vossa clemência, pelo caminho da salvação eterna, para que, mediante a vossa graça, execute sempre, com todo o esforço, o que for mais do vosso agrado.

Ó Deus, de quem são os santos desejos. os retos conselhos e as obras virtuosas, concedei a vossos servos aquela paz que o mundo não pode dar, para que, aplicados os nossos corações à observância dos vossos preceitos, e desterrado o temor dos nossos inimigos, gozemos, com a vossa proteção, em nossos dias, uma feliz tranquilidade.

Senhor, abrasai os nossos rins e o nosso coração com o fogo do Espírito Santo, para que vos sirvamos em corpo casto e com um coração puro vos agrademos.

Ó Deus, Criador e Redentor de todos os fiéis, concedei às almas de vossos servos a benigna remissão de todos os seus pecados, para que alcancem pelas pias súplicas da vossa Igreja a indulgência a que sempre aspiraram.

Preveni, Senhor, as nossas ações com a vossa graça, e acompanhai-nos com o vosso auxílio, a fim de que nossas orações e ações em vós se originem e por vós terminem.

Eterno e onipotente Deus, que sois supremo Senhor dos vivos e dos mortos e que fazeis misericórdia a todos aqueles que, pela sua fé e boas obras, antecipadamente conheceis que serão do glorioso número dos vossos fiéis predestinados, nós vos suplicamos que os mesmos por quem vos pedimos, quer estejam ainda em carne mortal neste mundo, quer, despidos já dos seus corpos hajam passado para outra vida, alcancem da vossa piedosa clemência, pela intercessão de todos os vossos santos, o benigno perdão de todos os seus pecados. Por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que, sendo Deus, convosco vive e reina, em unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amen.

℣. O Senhor seja convosco.

℟. E com o vosso espírito.

℣. O onipotente e misericordioso Senhor se digne de nos ouvir.

℟. Amen.

℣. E as almas dos fiéis defuntos, pela misericórdia de Deus, descansem em paz.

℟. Amen.

Sursum Corda – Manual de devoção da Donzela Cristã no Colégio e no lar, compilado pelas Irmãs Franciscanas, 1946.

Última atualização do artigo em 17 de março de 2025 por Arsenal Católico

Compartilhe:

Picture of Arsenal Católico

Arsenal Católico

O Arsenal Católico é um blog dedicado à preservação e divulgação da tradição católica, abordando tudo sobre a Igreja Católica Apostólica Romana. Aqui, você encontra orações católicas, novenas, ladainhas, documentos da Igreja e reflexões sobre os santos e a doutrina católica. Nosso compromisso é oferecer conteúdos profundos e fiéis aos ensinamentos da Igreja, promovendo a formação e o fortalecimento da espiritualidade de cada visitante.
Encontre-nos aqui

Relacionados