Em certa ocasião Jesus disse: Rezai, rezai sempre! Não deixeis nunca de rezar!
Certamente isso não quer significar que deveremos ficar o dia todo de joelhos e rezar. o que Ele quis ensinar foi o seguinte: quer a gente esteja comendo, quer esteja estudando, trabalhando ou brincando… tudo deverá ser feito para dar glória a Deus, que é nosso Pai e Criador. Mas há momentos em que temos obrigação de fazer as nossas orações. Santo Afonso Maria de Ligório chegou mesmo a afirmar: “Quem reza se salva; quem não reza se condena”.
Em nossas preces, deveremos pedir:
1 – A glória de Deus: que o reino de Deus se espalhe pelo mundo inteiro; que os homens todos da terra O conheçam, Lhe obedeçam e assim consigam ir gozar para sempre no Céu.
2 – Graças espirituais: que Nosso Senhor nos ajude a vencer as tentações; que nos faça viver em Sua santa Graça e em paz com todos.
3 – Graças temporais: que Nosso Senhor nos conceda saúde: que não nos deixe faltar o alimento; que nos auxilie a estudar, a trabalhar, a viver felizes, sempre conformados com Sua vontade, mesmo e principalmente nos dias de sofrimento e luto.
Todas essas graças nós as pedimos a Deus quando rezamos o Pai Nosso. A gente pode rezar estando em casa, na rua ou na igreja. Deus nos vê em toda a parte. O bom cristão reza todos os dias, de manhã e à noite, mas principalmente nos momentos de perigo para a alma e para o corpo.
Deus ouve com muito mais agrado as orações dos meninos inocentes.
Depois da oração mais bela que é o Pai Nosso, devemos com muita confiança reza a Ave Maria, que é uma saudação e invocação à Mãe de Deus e Mãe nossa.
O Terço (assim chamado porque é um terça parte do Rosário) outra coisa não é senão o entrelaçamento de Pai Nossos e Ave Marias; foi ensinando por Nossa Senhora e enriquecido de muitas indulgências pela Igreja. Em todos os lares verdadeiramente cristãos ouve-se a récita do Santo Terço, garantia de bênçãos de Deus e proteção da Virgem.
Oração
A prece mais excelente,
Mais sublime e divinal
É o Pai Nosso, chamado
Oração dominical.
Em resumidas palavras
O Pai Nosso contém
tudo o que pedir devemos
A Deus para nosso bem.
Foi o próprio Jesus Cristo
Que a compôs e a ensinou,
E aos seus discípulos todos
Que assim rezassem mandou.
Louvamos à Santa Virgem
Mãe de Deus, nossa alegria,
Coma Saudação Angélica,
A formosa Ave Maria.
Pensamento
“A nossa vida assemelha-se a uma tocha acesa, que se consome mais ou menos depressa. Feliz daquele que pode consolar-se com o pensamento de que iluminou a muitos dos seus irmãos”.
Leitura
Um jovem que se preocupa com a formação do seu caráter não lê a torto e a direito. Quem comer tudo o que lhe apresentam estragará o estômago; quem ler tudo o que lhe cai na frente, corromperá a alma. E isso é um mal mil vezes maior do que a mais terrível doença do estômago. Sobretudo em nossos dias, impõem-se as maiores precauções, porque as publicações obscenas, cheias de dramas estúpidos e de fatos imorais pululam por toda a parte como cogumelos depois da chuva.
Um jovem bem orientado não toca sequer com a ponta dos dedos num livro que ofende a religião e a moral. Tal leitura envenenar-lhe-ia o coração excitando a sua imaginação. Com ela enfraqueceria a vontade, seria falseado o seu gosto literário, arruinados os seus costumes, e por fim perderia a vida religiosa. Cada livro, que lês – tanto o bom como o mau – deixa um traço indelével no teu caráter e na tua alma; assim como depois da leitura de um livro mau, imoral, a tua vontade se inclinará mais facilmente para o mal, a leitura dos bons livros aumentará as tuas aspirações para uma vida ideal. (O Caminho da Vitória).
Luz do Céu, Curso de Religião para o Ginásio, Livro I, Lição XXVIII, 1954.