1. A pérola mais bela do colar da Santíssima Virgem é a sua conceição sem mancha, prerrogativa concedida unicamente a ela. O sangue destinado a correr nas veias de Deus mesmo não podia ser manchado em sua origem. Maria, que tinha de esmagar a cabeça da serpente, não podia, nem por um só instante, estar debaixo do poder desta. A Maria, que era cheia de graça, não podia faltar esse dom insigne, necessário à sua dignidade de Filha, Mãe e Esposa de Deus.
Folgando em saudar Maria com as palavras da Igreja: “Toda és formosa e em ti não há mácula“, procura ser-lhe semelhante em pureza.
2. A Imaculada Conceição é título sobremodo caro a Maria Santíssima. Sob esta invocação ela tem enchido o mundo de milagres, esconjurado calamidades, convertido pecadores, socorrido e abençoado a todos. Sem a Mãe não chegarás ao Filho.
Quais são as tuas práticas e provas de devoção a Maria? Milhares, talvez, te excedem em amor à sua e tua Mãe. Queres ser sempre o último? Esquecer a quem nunca se esquece, a Mãe? Não deixa para amanhã o que hoje podes fazer.
Breves Meditações Para Todos os Dias do Ano, Frei Pedro Sinzig, OFM, Quarta Edição, 1921.
Última atualização do artigo em 27 de fevereiro de 2025 por Arsenal Católico