Sagrada Família por Bartolomé Esteban Murillo [croped], entre 1675 e 1682 - Public Domain, Wikipedia

1. A escritura, que pouco nos refere da Santíssima Virgem, também pouco nos diz de São José. Contenta-se em chamá-lo de Justo. São José, porém, além deste, tem mais dois títulos que dispensam todos os outros: Pai nutrício de Jesus, Esposo de Maria. Nestas qualidades de São José funda-se tanto a sua dignidade e grandeza, quanto a nossa confiança. Lembra-te que, segundo a palavra de Santa Teresa, ninguém recorre a São José em vão.

2. a) Simeão tomou Jesus nos braços, mas uma só vez; São José podia fazê-lo constantemente. São João repousou no peito de Jesus; São José podia acariciá-lo com direito de pai. Maria Madalena enxugou os pés de Jesus; São José ficava sempre na companhia de seu Filho, que lhe obedecia fielmente.

b) Ainda que o menos saliente na casa de Nazaré, São José era o chefe. Aprende a obedecer a teus superiores, como Maria e Jesus obedeceram a José. Como chefe da Igreja, São José a protege. Como protetor de famílias, já a inúmeras tem socorrido. Quanto maior tua confiança em sua proteção, tanto mais te ajudará. É o pai da vida espiritual, o padroeiro da boa morte. Recorres a ele tanto, quanto na morte desejarás ter feito?

Breves Meditações Para Todos os Dias do Ano, Frei Pedro Sinzig, OFM, Quarta Edição, 1921.

Última atualização do artigo em 10 de dezembro de 2024 por Arsenal Católico

Tags:

Compartilhe:

Picture of Arsenal Católico

Arsenal Católico

O Arsenal Católico é um blog dedicado à preservação e divulgação da fé católica tradicional. Aqui, você encontra orações, novenas, ladainhas, documentos da Igreja e reflexões sobre a vida dos santos e a doutrina católica. Nosso compromisso é oferecer conteúdos profundos e fiéis aos ensinamentos da Igreja, promovendo a formação e o fortalecimento da espiritualidade de cada visitante.
Encontre-nos aqui

Deixe um comentário

Relacionados