Festa de São José

1. A escritura, que pouco nos refere da Santíssima Virgem, também pouco nos diz de São José. Contenta-se em chamá-lo de Justo. São José, porém, além deste, tem mais dois títulos que dispensam todos os outros: Pai nutrício de Jesus, Esposo de Maria. Nestas qualidades de São José funda-se tanto a sua dignidade e grandeza, quanto a nossa confiança. Lembra-te que, segundo a palavra de Santa Teresa, ninguém recorre a São José em vão.

2. a) Simeão tomou Jesus nos braços, mas uma só vez; São José podia fazê-lo constantemente. São João repousou no peito de Jesus; São José podia acariciá-lo com direito de pai. Maria Madalena enxugou os pés de Jesus; São José ficava sempre na companhia de seu Filho, que lhe obedecia fielmente.

b) Ainda que o menos saliente na casa de Nazaré, São José era o chefe. Aprende a obedecer a teus superiores, como Maria e Jesus obedeceram a José. Como chefe da Igreja, São José a protege. Como protetor de famílias, já a inúmeras tem socorrido. Quanto maior tua confiança em sua proteção, tanto mais te ajudará. É o pai da vida espiritual, o padroeiro da boa morte. Recorres a ele tanto, quanto na morte desejarás ter feito?

Breves Meditações Para Todos os Dias do Ano, Frei Pedro Sinzig, OFM, Quarta Edição, 1921.

Este texto foi útil para você? Compartilhe!

Deixe um comentário