Oração matinal [detalhe] Assinado e datado de E.N.Downard - 1860-61, entre 1860 e 1861 - Domínio público - Wikimedia Commons

1. “Se alguém quiser vir após mim, renuncie a si próprio”. Ninguém é forçado, mas também ninguém é excluído de seguir a Jesus. Para segui-Lo de fato, é necessário querer seriamente; o mero desejo é de todo insuficiente. Deves renunciar não só às coisas ilícitas e perigosas, mas também ao próprio juízo, às desordenadas inclinações e à própria vontade. É este o primeiro passo para a perfeição. Já avançaste um pouco?

2. a) “E tome a sua cruz”. Sob a palavra cruz entendem-se as contrariedades corporais e espirituais. Tomarás a cruz, se aceitares com paciência e resignação todos os sofrimentos, quer venham diretamente de Deus, quer por intermédio dos homens ou das circunstâncias. Isto não quer dizer que não possas reagir nunca, dentro de certos limites, contra uma injustiça. Deves, porém, saber que nada se faz sem que Deus o permita e reserve prêmio e castigo para mais tarde. O que não terias negado a Jesus, se tivesses estado no Calvário, não lh’o negues agora.

b) “E me siga”. Eis o último grau de perfeição. Jesus em tudo te precedeu. Segue como o soldado ao oficial, o filho ao pai, e continua assim até à morte.

Breves Meditações Para Todos os Dias do Ano, Frei Pedro Sinzig, OFM, Quarta Edição, 1921.

Última atualização do artigo em 24 de dezembro de 2024 por Arsenal Católico

Compartilhe:

Picture of Arsenal Católico

Arsenal Católico

O Arsenal Católico é um blog dedicado à preservação e divulgação da fé católica tradicional. Aqui, você encontra orações, novenas, ladainhas, documentos da Igreja e reflexões sobre a vida dos santos e a doutrina católica. Nosso compromisso é oferecer conteúdos profundos e fiéis aos ensinamentos da Igreja, promovendo a formação e o fortalecimento da espiritualidade de cada visitante.
Encontre-nos aqui

Deixe um comentário

Relacionados